Novos diretores do HM e do Albert Sabin falam de gestão compartilhada
8 de janeiro de 2013 - 22:59
Marfisa Portela, Régis Sá, Arruda Bastos, Rosa Moraes e Walter Frota
Gestão compartilhada, qualidade e desafios. Essas foram as palavras mais recorrentes nas solenidades de posses dos novos diretores do Hospital Infantil Albert Sabin, Marfisa de Melo Portela, e do Hospital de Messejana, Ernani Ximenes, na tarde desta terça-feira, 8. ¨Somos um grande time¨, afirmou Marfisa Portela, lembrando que desde o quinto ano de medicina na UFC entrou no Albert Sabin e nunca mais saiu. Ela é a primeira ex-residente a ocupar o cargo de diretora geral do hospital, o único terciário infantil na rede pública do Ceará, com seis décadas de referência. Já Ernani Ximenes falou que “não sei trabalhar sozinho. Estou retornando à direção do Hospital de Messejana ampliado em tudo, desde a estrutura, tecnologia e no número de profissionais, leitos, funcionários e novos desafios”. Ele, também formado em medicina, já havia sido diretor geral do HM de 1999 ao inicio de 2003.
Rosa Moraes, Régis Sá, Socorro Martins, Ernani Ximenes e Arruda Bastos
Em quase oito décadas de existência e referência em pneumologia e cardiologia, o HM, que se destaca no ranking nacional em transplantes de coração e pulmão, lotou o auditório para conferir de perto a sucessão de diretores. A ex-diretora Socorro Martins, que esteve presente na solenidade, saiu para assumir o cargo de secretária de saúde de Fortaleza. No Albert Sabin o auditório também ficou cheio de ex-diretores e profissionais para assistir a uma sucessão semelhante. O ex-diretor Walter Frota deixou a direção do Albert Sabin para ocupar a superintendência do IJF, da rede pública municipal. “Ao invés de despedida, talvez com clima de tristeza, é exatamente o contrário. “Walter e Socorro, com perfis de gestores conceituados, estão abraçando outros desafios, e sucedidos por diretores experientes e com fortes ligações profissionais e também de histórico de vida com os dois hospitais”, disse o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. Ele destacou que no currículo da nova diretora do Albert Sabin predomina as funções assumidas dentro do próprio hospital, como a coordenação da emergência, do Projeto Mãe Canguru e a diretoria técnica que ocupava até agora.
Arruda Bastos destacou que os novos diretores, assim como todos que ocupam as gestões dos hospitais da rede estadual, foram aprovados em seleção pública. “Juntos estamos deixando o Ceará com a melhor rede de assistência à saúde do país, compromisso assumido pelo governador Cid Gomes¨, acrescentou o secretário, destacando que “ainda há muito para avançar na prestação de serviços à população e também nas condições de trabalho”. Na ampliação de rede de assistência aproveitou para confirmar a inauguração do Hospital Regional Norte, o maior hospital público construído no interior do Ceará e o primeiro da região Norte no próximo dia 18, em Sobral.
Auditório do Hospital de Messejana
Participaram das solenidades de posse a secretária executiva da Sesa, Rosa Moraes; o superintendente da Rede de Apoio à Gestão das Unidades da Sesa, Régis Sá; a coordenadora de Regulação, Avaliação e Controle da Sesa, Lilian Beltrão. Diretores e ex-diretores de hospitais também estiveram presentes, assim como ex-secretários de saúde do Estado, entre eles Ana Maria Cavalcante, na posse do HIAS, e Frederico Augusto de Lima e Silva, na posse no HM.
Auditório do Hospital Albert Sabin
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221 / 8733.8213)
Twitter: @SaudeCeara