Hospital de Messejana comemora 10 anos do Programa de Controle do Tabagismo

5 de dezembro de 2012 - 03:00

Na próxima segunda-feira, 10 de dezembro, às 8h30, serão comemorados os 10 anos de atuação do Programa de Controle do Tabagismo do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM). No auditório principal da Instituição, a equipe do programa vai realizar testes para verificar o índice de monóxido de carbono no organismo de pacientes e servidores do Hospital. Ainda na programação, os participantes serão recepcionados pelo papai Noel “Livre do Fumo” e a pneumologista Ana Margarida ministrará a palestra Uma história de Amor sem Fumo. “Parar de fumar é celebrar a vida minuto a minuto, por isso organizamos uma programação especial para celebrar a data”, revelou a coordenadora do Programa, Penha Uchoa. 

 

O Programa de Controle do Tabagismo do HM iniciou as atividades em 2002, sendo o primeiro tratamento público com distribuição gratuita de medicação para aliviar os sintomas de abstinência. Durante os dez anos de atuação, a equipe do Programa atendeu cerca de 2.300 pacientes, oferecendo os melhores tratamentos disponíveis para curar a dependência da nicotina, com a atenção dos mais conceituados profissionais da área. O resultado foi a vitória de 1103 pacientes que conseguiram sucesso no tratamento. Do total de inscritos no programa, 1.526, 66%, foram mulheres, e 785, 34%, homens. A taxa de abstinência anual foi de 48%. “Este índice é considerado excelente, acima das médias estatísticas nacionais e mundiais”, revelou a coordenadora do Programa, Penha Uchoa. 

 

Penha Uchoa ressaltou ainda que o trabalho transcendeu a questão assistencial e passou a englobar a área da educação. “Somos referência e recebemos outras instituições de saúde que buscam capacitação com o intuito de iniciarem programas como o nosso em suas unidades. Também recebemos em nosso ambulatório, residentes e estudantes de medicina da UFC e UECE”, explicou. A equipe do programa também participa da capacitação continua, oferecida pela Secretaria da Saúde do Estado. O Programa de Controle do Tabagismo do HM ainda atua com pesquisas clínicas locais e estudos multicentricos, internacionais. Nas datas comemorativas de alerta a população, como os Dias Nacional e Mundial de Combate ao Tabagismo, realiza ações para conscientizar a sociedade sobre os prejuízos do tabagismo a saúde.

 

Programa de Controle do Tabagismo do HM

 

Uma vez inscrito no Programa, o paciente passa por uma triagem médica para coleta de informações pessoais relativas ao estado psicológico e quanto à motivação para deixar o cigarro. Exames importantes são realizados para avaliar a saúde do paciente e seu grau de dependência nicotínica. Após a avaliação inicial, o paciente passa a fazer parte do grupo de apoio, no qual é realizado o tratamento padrão, baseado na abordagem cognitivo-comportamental e terapia medicamentosa.

 

Serviço:

Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital de Messejana

Mais informações: 3101-4062

 

 

MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana

Stella Magalhães –  Mtb CE01714JP

Contato: (85) 3101-4092