12 de novembro – Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas
12 de novembro de 2012 - 03:00
Hoje é celebrado o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas. A doença é silenciosa e pode causar a morte súbita. “Consiste em alterações do ritmo normal do coração. Muitas vezes, não provoca sintomas, por isso, grande parte da população desconhece seus riscos. Em parte dos casos, os sintomas das arritmias se apresentam através de palpitações e desmaios”, explica a cardiologista Stella Sampaio.
As arritmias cardíacas acometem pessoas que aparentam estar saudáveis, e não sabem que são portadoras de algum tipo da doença. Pacientes com problemas cardiovasculares e no músculo cardíaco são afetados com mais freqüência. Outro grupo de risco são os jovens com histórico de morte súbita na família.
O coração normal trabalha com a batida certa, isto é, seqüência de batidas com ritmo. Quando isso não acontece, temos as chamadas Arritmias Cardíacas. Existem diferentes tipos de Arritmias, como aquelas em que o coração bate rápido (taquicardia), lento (bradicardia) ou apenas com certa irregularidade. Em geral, as Arritmias Cardíacas graves ocorrem em pessoas que possuem doenças do coração, tais como infarto e “coração inchado” (exemplo: Doença de Chagas).