HM busca nova certificação como Hospital de Ensino

7 de novembro de 2012 - 03:00

Na manhã desta quarta-feira, 7 de novembro, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes recebeu a visita do Grupo Técnico de Certificadores dos Ministérios da Saúde e Educação, que estão avaliando o processo de Certificação do HM como Hospital de Ensino. A visita será concluída amanhã, dia 8, e tem a proposta de verificar se a Instituição está em acordo com a Portaria 2400/2007. O grupo está fazendo uma avaliação das áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, Residência Médica e do hospital de uma forma geral para ter uma visão macro da Instituição. “Para conceder mais uma vez a certificação temos que conferir se o Hospital de Messejana está funcionando bem em todas as áreas”, explicou o certificador Humberto Diniz, do Ministério da Educação.

 

A diretora geral do HM, Socorro Martins, recebeu os avaliadores e na oportunidade os reuniu com lideranças de vários setores, no auditório D, para um momento inicial, onde fez uma apresentação do Hospital de Messejana. Mostrou as visões de gestão, assistencial, de ensino e pesquisa, revelou como o HM busca melhorias contínuas na gestão, apresentou as conquistas e mostrou que o planejamento estratégico também é prioridade na administração. Após a reunião inicial, os avaliadores circularam por vários setores do Hospital.

 

Após a conclusão da visita, o grupo vai elaborar um relatório que será analisado pela Comissão de Certificação dos Ministérios da Saúde e Educação, que decidirá se mais uma vez o HM será certificado como Hospital de Ensino.

 

A primeira certificação do HM foi concedida em 2004. A segunda em 2010. Hoje, existem no Brasil 175 Hospitais de Ensino. A certificação tem grande importância porque propicia que o Hospital de Messejana seja campo de aprendizado, de pesquisa e formação de profissionais da saúde.