Hospital de Messejana aposta em mais qualificação para profissionais da enfermagem
26 de outubro de 2012 - 13:19
A qualidade no atendimento prestado aos usuários do Hospital de Messejana deve-se, em grande parte, a equipe de Enfermagem, que representa 70% da força de trabalho da Instituição. São 1.235 profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares, que atuam em todas as áreas de atenção e fazem a diferença na recuperação de cada paciente que passa pelo HM.
Cada servidor desta área é peça fundamental, por isso precisa de atenção diferenciada e qualificação permanente. É aí que entra o Setor de Educação Continuada, que desenvolve um trabalho de estimulo e aperfeiçoamento das equipes de enfermagem do Hospital de Messejana.
O setor acompanha os processos de trabalho e desenvolve ações que favorecem o crescimento profissional de forma direta ou indireta. “O trabalho consiste em oferecer aos profissionais condições para repassarem suas práticas, visando uma assistência de qualidade, com satisfação profissional, bem como formar um corpo de enfermagem capaz de atender a demanda do hospital com responsabilidade e compromisso ético”, explicou Ana Ruth, uma das coordenadoras do setor.
O Setor de Educação Continuada tem uma equipe composta pelas enfermeiras Ana Ruth Macêdo e Margarida Almeida e conta com o apoio da secretária Liduina Parente. A equipe trabalha com todas as unidades de assistência e desenvolve as seguintes ações: aperfeiçoamento para equipes de enfermagem, sessões clínicas para enfermeiros, implementação e supervisão da Sistematização da Assistência de Enfermagem, organização dos estágios curriculares, orientação de trabalhos científicos e organização de eventos científicos.
Os resultados conquistados pelo setor são representativos, explicou Ana Ruth Macedo. “Temos um corpo profissional bem treinado, oferecemos estágios curriculares bem organizados, temos um plano sistematizado de assistência de enfermagem. Estimulamos a participação de enfermeiros em cursos de pós-graduação, em eventos científicos, com a apresentação de trabalhos”, revelou.