Grupo de Trabalho de Humanização do HM é reativado

22 de outubro de 2012 - 03:00

Oferecer aos pacientes atendidos no Hospital de Messejana serviço de qualidade humanizado e acolhedor. Essa é a proposta do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), que foi reativado neste mês de outubro e conta com a participação de 16 servidores de diferentes setores da Instituição. O grupo também vai atuar em benefício dos profissionais do Hospital, oferecendo uma atenção mais humanizada, proporcionando um melhor ambiente de trabalho e estimulando uma gestão mais participativa.

 

De acordo com Suerda Bessa, coordenadora do GTH, o grupo foi criado no HM em 2005, estimulado pelo Programa Nacional de Humanização, constituído por um conjunto de ações e estratégias de conscientização e educação para os profissionais do Sistema de Saúde. O programa propôs uma reflexão sobre a qualidade dos serviços de saúde, resignificando o atendimento e acolhimento do usuário, as relações interpessoais, eficácia da assistência e a gestão participativa. O GTH parou de atuar por um tempo, mas agora resurge estimulado pelo Planejamento Estratégico do HM.

 

O Grupo de Trabalho de Humanização terá um plano definido com atuação nos macro processos do Hospital, como Emergência, Ambulatório, Internações, Cirurgia, Exame-Diagnóstico, Ensino e Pesquisa, entre outros. “Nossa proposta, enquanto grupo, é tratar a humanização  como processo que deve permear todas as nossas atividades”, ressaltou Suerda Bessa.