Abertura da Campanha de Doação de Órgãos no Hospital de Messejana
4 de outubro de 2012 - 13:42
A emoção marcou a abertura das atividades da Campanha Nacional de Doações de Órgãos e Tecidos, no Hospital de Messejana, no dia 26 de setembro. Transplantados, familiares e servidores lotaram o evento, realizado no auditório principal do HM.
Na mesa de abertura, Dra. Ana Nocrato, Diretora Técnica do HM, orepresentante da Central de Transplantes do Estado Dr. Daniel Duarte Gadelha e os coordenadores dos transplantes cardíaco e pulmonar do HM, João David e Antero Gomes Neto, deram as boas vindas ao público e destacaram o sucesso dos programas.
A luta e trajetória de sofrimento em busca da doação de órgão foram narradas pela mãe Camila Cardoso, que, após meses de luta, encontrou a solidariedade longe do Brasil, em um doador da Alemanha. Outro destaque foi o depoimento apresentado em vídeo, da menina Nívia Maria Castro Alves, garota da nova campanha do Ministério da Saúde que marcou o Dia Nacional de Doação de Órgãos.

Depoimentos de familiares e de transplantados marcaram o momento. O presidente da Associação do Transplantados Cardíacos do Ceará, Cícero Tony Batista, agradeceu o apoio da equipe do HM, da Central de transplantes e do Governo do Estado aos transplantados e famílias. Falou sobre o avanço da Associação e da necessidade de mais investimentos para a entidade.

A programação do evento contou, ainda, com a distribuição de folder educativo, realização de enquete visando mensurar o nível de conhecimento dos servidores e colaboradores sobre doação de órgãos, e foi encerrada em grande estilo, com a apresentação de um transplantado, sr. Ribamar Magalhães, cuja voz emocionou a platéia, cantando acompanhado de seu neto, e do humorista Dudé Torres, que interpretou a engraçada Zuleica e presenteou a platéia com um interessante show de humor.