Você sabe tudo sobre a Doença de Alzheimer?

14 de setembro de 2012 - 03:00

Com o intuito de promover a conscientização da Doença de Alzheimer (DA), o Serviço de Neurologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) realizará, no próximo dia 21 de setembro, no auditório, o evento “Doença de Alzheimer – Dia Nacional da Conscientização”. As vagas são limitadas (200) e as inscrições (gratuitas) podem ser feitas pelo 3101-7090.

Essa enfermidade é a forma mais freqüente de demência entre idosos, geralmente após os 65 anos, levando a um comprometimento crescente do metabolismo, da comunicação e da capacidade de regeneração dos neurônios. Hoje, o HGF é um hospital de referência, no Ceará, para o atendimento desses tipos de pacientes. De acordo com o chefe do setor de Neurologia e da Unidade de AVC, João José Freitas de Carvalho, “com a mudança demográfica da nossa população, teremos cada vez mais pessoas na terceira idade e, portanto, o aumento do número de pessoas com demência. Neste contexto, quanto mais ações forem desenvolvidas junto à população, visando um maior conhecimento e entendimento desta doença, melhor”.

João José afirma que ainda não há conhecimento de como se evitar a doença, contudo, hoje está claro que determinados comportamentos estariam ligados a uma menor incidência da Doença de Alzheimer, como: atividade física, exercícios e uma boa alimentação. Há evidencias, também, que pessoas com intensa atividade mental e intelectual poderiam retardar o aparecimento dos sintomas.

Saiba como reconhecer os sintomas do Alzheimer

É normal, no dia a dia, as pessoas esquecerem alguns fatos ou informações. O neurologista, Norberto Frota, afirma que isto acontece, principalmente, quando se realiza várias atividades, simultaneamente, ou quando se está com um nível de estresse maior. “Nestas ocasiões, o nosso cérebro tem dificuldade em coordenar todas as ações e esquecemos alguns de nossos objetivos (saí da sala de minha casa para ir à cozinha pegar um biscoito e, ao chegar lá, não lembrava o que fui pegar, talvez, porque estava mais preocupado com algo do meu dia). Este tipo de ‘esquecimento’ deve-se, provavelmente, a uma dificuldade atencional ou maior vulnerabilidade às interferências e, na maioria das vezes, não está relacionado com o quadro degenerativo, principalmente, quando esporádicos”, diz Norberto.

Por sua vez, Norberto ressalta que se, mesmo prestando atenção (exposto a um fato mais de uma vez), não for possível gravar uma informação ou participar de um fato e não lembrar como foi a sua maior parte, denotando principalmente dificuldade de lembrar fatos recentes, existe a possibilidade da pessoa ter, realmente, uma dificuldade de memória importante, que possa estar refletindo um quadro inicial de Alzheimer. “Vale salientar que estas características não são 100% precisas, devendo sempre o médico ser consultado e o paciente passar por uma avaliação cognitiva sendo assim possível diferenciar os dois quadros”, afirma Norberto.

Como se prevenir?

O neurologista, Glauber Menezes, ressalta que “estudos demonstram que o grau de escolaridade e educação parecem ser fatores de proteção contra demência em idade avançada”. Glauber afirma que, recentemente, cientistas têm apontado o controle de risco cardiovascular como um importante elemento de prevenção de demência. A pressão alta, diabetes, cigarro e colesterol elevado representam um risco não somente para o coração, mas, para o cérebro. “A ocorrência de acidentes vasculares cerebrais são uma importante causa de dano ao tecido nervoso, com consequentes comprometimento da memória e de outras aptidões cognitivas. Finalmente, evidências científicas apontam que o lazer e uma vida social ativa e feliz, regada por não mais do que uma taça de vinho por dia, são fatores concretos de proteção”, relata Glauber Menezes.

Programação

10h -10h15 – Acolhida com coffee-break
10h15-10h35 – Esquecimento normal x Alzheimer? (Dr. Norberto Frota – neurologista)
10h45-11h05 – Como identificar os primeiros sintomas da D. Alzheimer? (Dra. Emmanuelle Sobreira – neuropsicóloga)
11h15-11h25 – Meu familiar já não é mais o mesmo, como devo conviver com ele? (Dra. Rosivalda Marinho – neurologista)
11h35-11h55 – Como evitar a perda de memória? (Dr. Glauber Menezes – neurologista)
12h – Encerramento

Assessoria de Comunicação do HGF
Rafaele Esmeraldo Menezes (rafaele.menezes@hgf.ce.gov.br / 85 3101.7086 – 9694.6541)