Começam três especializações com a parceria do Sírio Libanês

17 de agosto de 2012 - 17:31

Em parceria com o Instituto Sírio Libanês, serão realizados pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-Ce) três novos cursos de especialização: Gestão de Clínica nas Regiões de Saúde, Regulação em Saúde e Educação na Saúde para Preceptores do SUS. A abertura ocorrerá dia 22, quarta-feira,  às 8 horas, no auditório Ciro Gomes da Escola de Saúde Pública do Ceará, vinculada da Secretaria da Saúde do Estado. Os três cursos estão comtemplados no Projeto Gestão da Clínica do Sistema Único de Saúde, aprovado pelo Ministério da Saúde. Em todo o Brasil, o projeto deve capacitar 10 mil profissionais. No Ceará, os cursos terão um foco regional, contemplando profissionais da capital, Aquiraz, Eusébio e Itaitinga. No total, 144 profissionais. Cada especialização, tem carga horária de 400 horas.

Segundo Ivan Coelho, gestor de aprendizagem do Hospital Sírio Libanês, a realização das especializações é um fruto de parceria entre o Hospital Sírio Libanês e o Ministério da Saúde, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa e de instituições de ensino. No Ceará, a ESP-CE foi escolhida como parceira para viabilizar a operacionalização dos cursos, que terão aulas presenciais e videoconferências.

Projeto

As especializações estão inseridas no projeto “Gestão da Clínica no SUS”, aprovado pelo Ministério da Saúde. O projeto é uma estratégia com um conjunto de iniciativas voltadas à constituição e fortalecimento de regiões de saúde e redes de atenção à saúde: ampliação do acesso, humanização e integralidade do cuidado à saúde; articulação de processo de formação, atenção e desenvolvimento tecnológico em cenários do SUS; e disseminação de ferramentas e dispositivos da gestão da clínica para a melhoria da eficiência, eficácia e efetividade dos serviços de saúde, com qualidade e segurança.

De abrangência nacional, o projeto tem como meta envolver 70 regiões de saúde no Brasil. A primeira edição, que acontece a partir deste mês, contempla 10 regiões de saúde: Aracaju, Belém, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal e Vitória. As outras 60 regiões serão definidas na segunda e terceira edições do projeto.

Cursos e objetivos

O Curso de Especialização em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde tem como objetivo contribuir para a melhoria da atenção à saúde no SUS por meio da capacitação de profissionais em, gestão da clínica, orientada à compreensão sobre as modelagens de atenção à saúde e a utilização de ferramentas e dispositivos de gestão da clínica, visando a ampliação de integralidade do cidadão.

O Curso de Especialização em Regulação em Saúde no SUS visa a contribuir para a melhoria da atenção à saúde no SUS, com ênfase na qualificação da regulação, por meio da capacitação de profissionais, orientada à compreensão sobre a política e a utilização de ferramentas e dispositivos de regulação, visando a ampliação do acesso e a integralidade do usuário.

O Curso de Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS tem como finalidade contribuir para a capacitação de profissionais em educação na saúde para exercerem preceptoria no SUS, expandindo suas capacidades na dimensão educacional de modo que favoreçam a aprendizagem e a produção de novos conhecimentos no SUS.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-Ce/ Assessoria de Comunicação da Sesa