Hospital Regional Metropolitano será construído em Maracanaú com 432 leitos
26 de junho de 2012 - 19:58
Avenida Quarto Anel Viário, em Maracanaú, a 3 quilômetros da Ceasa. Esse é endereço do Hospital Regional Metropolitano, que o Governo do Estado vai construir para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Num terreno de 276.685 metros quadrados, o HRM terá 432 leitos. Desse total de leitos, 40 são de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), e 30 semi intensiva. O número de leitos de internação é de 270. O novo hospital que vai atender toda a população da Região Metropolitana de Fortaleza terá 11 salas cirúrgicas, sendo quatro de grande porte, cinco de médio porte e duas ambulatoriais. Como pode ser visto pela foto da maquete digital, o novo hospital é vertical, com 10 andares.
Com perfil de assistência em alta complexidade, o Hospital Regional Metropolitano, como define o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, terá “perfil híbrido entre o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF). Prestará atendimento em diferentes especialidades médicas, como faz o HGF, e de urgência e emergência, como o IJF”. Para retaguarda do pronto socorro, o novo hospital contará com 60 leitos, além de 20 leitos de observação do pronto socorro.

Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte.
Hospital Regional Norte, em Sobral.
Na atenção básica, em apoio as ações dos municípios no Programa Saúde da Família, o Estado investiu R$26,6 milhões na construção de 150 Unidades Básicas de Saúde da Família. Todas nos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e com instalações modernas para melhores condições de trabalho dos profissionais e de acolhimentos às famílias assistidas. Os consultórios médico e odontológico são climatizados. Há ainda nas novas UBSFs sala de vacinação, farmácia, espaço de educação em saúde e banheiros adequados para pessoas com deficiência.