Coordenador da Pós-Gradução em Cardiologia do Incor/USP visita Hospital de Messejana

14 de junho de 2012 - 03:00

 

No último dia 5 de junho, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes recebeu a visita do coordenador da Pós-Graduação em Cardiologia do InCor/USP, Professor Dr. Bruno Caramelli. Ele veio fazer uma avaliação do andamento do Doutorado no HM e falou sobre a Instuição com grande estusiamo.

“O Hospital de Messejana é o primeiro Dinter (Doutorado Interestadual) em Cardilogia a ser ministrado pelo Incor. Vimos essa iniciativa com grande satisfação, pois o Hospital foi escolhido pelo potencial que tem nas áreas científica e assistência” afirmou o professor.

Os alunos do doutorado participaram de reunião com o Dr. Bruno Caramelli que comemorou o compromisso de todos de levar adiante os novos conhecimentos em termos de pesquisa e ensino. Além do encontro, o Professor Dr. Bruno Caramelli conheceu as dependências do Hospital de Messejana e enfatizou a qualidade das unidades de internação, pós-operatórios e outros espaços.

O médico cardiologista Dr. João David de Souza Neto, coordenador do serviço de transplante cardíaco acompanhou a visita e falou do papel fundamental do HM na área de ensino e pesquisa. “O Hospital de Messejana é uma das principais instituições de cardiologia do Nordeste e do país, um importante centro de formação de novos valores”, explicou.

Dois novos professores do Incor, Dr. Luis Felipe Moreira e Dr. Moacir Nobre, irão dar aulas no Doutorado no Hospital de Messejana. Com quatro anos de duração, o Doutorado em Cardiologia tem 15 alunos, 11 deles profissionais do Hospital de Messejana. É o primeiro curso de doutorado da área das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Todas as disciplinas são ministradas no Hospital de Messejana. Os alunos têm aulas dos orientadores de São Paulo e deverão cumprir estágio de nove meses no Incor.

O doutorado em cardiologia é promovido pelo Ministério da Educação, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O curso é coordenado pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina de São Paulo (Incor). A Universidade Estadual do Ceará (UECE) é a instituição receptora e a Universidade Federal do Ceará (UFC), instituição associada.