Hospital de Messejana alerta sobre os perigos do cigarro

29 de maio de 2012 - 13:54

Estima-se que, no Brasil, 15% da população é fumante e que a cada ano, 200 mil pessoas morram precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo. Os números do Ministério da Saúde não param de aumentar. Para alertar a população sobre os perigos do fumo, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes realiza nos dias 30 e 31 diversas ações educativas.

Nesta quarta-feira acontecerá o tradicional Arraiá junino da Ex-quadrilha da fumaça com a participação especial de ex-fumantes do programa de controle do tabagismo com forró pé de serra, brincadeiras, casamento matuto: Apagando o fumo e outras atividades. O dia será de muitas comemorações no Hospital de Messejana. No Ceará, os pacientes que desejam superar o vício pelo cigarro encontram apoio no Programa de Combate ao Tabagismo do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), referência no país no tratamento de doenças cardíacas e pulmonares.

De acordo com a coordenadora do programa, Dra. Penha Uchoa o fumo é fator casual de 50 doenças diferentes, destacando-se as doenças respiratórias obstrutivas crônicas, as cardiovasculares e o câncer. “O tabagismo é diretamente responsável por 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica. Outras doenças que também estão relacionadas ao uso do cigarro são Acidente Vascular Cerebral, úlcera do aparelho digestivo, impotência sexual”, explica Dra. Penha.

Já na quinta-feira, dia 31, a partir das 8 horas haverá caminhada no Bosque dos Eucaliptos e sessão de reabilitação pulmonar de portadores de DPOC ao ar livre, atendimento aberto ao público com triagem para o Programa de Controle do Tabagismo e o lançamento do Desafio “Respire Vida”. Dois funcionários fumantes foram selecionados e terão durante três meses acompanhamento para abandonar o vício e ainda receber treinamento para participar da Corrida contra o Fumo que será realizada no dia 26 de agosto.

Programa de Controle ao Tabagismo

Desde que foi criado, em outubro de 2002, o Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital de Messejana, já atendeu 1.600 pacientes. Os resultados apresentados revelam como os participantes alcançam sucesso no tratamento e conseguem abandonar o vício. A taxa de abstinência anual é de cerca de 47%. “Geralmente, os pacientes iniciam o processo de parar de fumar em torno da quarta semana do tratamento e passam a tomar medicamentos com orientação médica para aliviar os sintomas de abstinência”, explica a coordenadora do Programa, pneumologista Penha Uchoa.

Os pacientes são atendidos por 3 equipes multidisciplinares do Programa, compostas por médicos, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e assistente social. Uma vez inscrito no Programa de Controle ao Tabagismo, o paciente passa por uma triagem médica, onde são colhidas informações pessoais relativas ao estado psicológico e quanto à motivação para deixar o cigarro.

Exames importantes são realizados para revelar como está a saúde do paciente e seu grau de dependência nicotínica. Após a avaliação inicial, o paciente passa a fazer parte do grupo de apoio, no qual é realizado o tratamento padrão, baseado na abordagem cognitivo comportamental, uso de antidepressivos e terapia de reposição nicotínica.


Outras informações à imprensa:

Verônica Melo (85) 8605-0423 / (85) 31014092
Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana