Semana “Viva sem Asma”quer alertar população para o controle da doença

9 de maio de 2012 - 03:00

A asma é uma doença crônica que atinge 10% da população cearense. Denominada como uma inflamação das vias aéreas, os sintomas mais comuns são sibilos, dispnéia, aperto no peito e tosse, principalmente, à noite e cedo, pela manhã. Além de trazer danos à rotina dos pacientes, a asma tem um custo elevado para as famílias dos asmáticos e para o Sistema Público de Saúde.  Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2006 foram gastos 310 milhões de reais somente com internações por asma.

Para alertar a população sobre a importância do controle da doença, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) realiza de 9 até 12 de maio, a semana “Viva sem Asma”. A iniciativa pretende conscientizar a população de que a asma tem controle absoluto. Através do Programa de Controle da Asma Grave e de Difícil Controle (Procam), o Hospital de Messejana é referência no tratamento da doença e tem papel fundamental na conscientização sobre o tratamento.

Nesta quinta-feira palestras sobre controle da asma serão transmitidas da Universidade Federal do Ceará, por teleconferência, para 121 municípios do Ceará.

Já no dia 11, as ações se concentram no Hospital de Messejana onde, às 9 horas, será lançado o Manual do Programa de Controle da Asma grave do Hospital de Messejana (Procam). O material demonstra como está estruturado o programa, fluxo dos pacientes, as etapas que o paciente deve percorrer para ter sua asma controlada.

“Esse manual de conhecimento pretende divulgar o Procam e ajudar qualquer serviço que deseje estruturar um programa de controle da asma e ainda facilitar o atendimento dos asmáticos em qualquer posto de saúde do Estado”, esclarece Socorro Martins, pneumologista e diretora do Hospital de Messejana. Dra. Socorro explica ainda que muitos estados já demonstraram interesse em implementar as ações do Procam. 

Haverá ainda seminário, teatro educativo com peça sobre o autocontrole da asma com o uso da bombinha. Os pacientes vão poder participar de uma sabatina sobre a doença e disputar o concurso de bombinhas com distribuição de prêmios aos campeões. O encontro será encerrado pela animação do Juca Cajuzinho e sua bombinha segura, um boneco gigante – marca do Dia Mundial de Controle da Asma no Ceará.

No sábado, dia 12, haverá avaliação do controle da asma em pacientes em tratamento na Praça do Ferreira das 8 horas da manhã ao meio dia. Quem passar pelo local vai receber orientação médica sobre prevenção das crises e tratamento. Outro destaque é a exposição do quatro do asmático que retratará como deve ser o ambiente para pacientes com asma.

Programa de Controle da Asma do Hospital de Messejana

O Programa de Controle da Asma Grave e de Difícil Controle do Hospital de Messejana (Procam) foi criado em 2009. Atualmente, mil e quatrocentos cearenses estão matriculados no programa. Em dois anos, o Procam já reduziu em 37% as internações por asma no Hospital de Messejana e já realiza o controle das asmas classificadas como sendo de difícil controle.

Mais informações à imprensa:

Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana (85) 3101.4092

Verônica Melo (85) 8605-0423

Jornalista