Terapia especial para pacientes e acompanhantes

14 de março de 2012 - 03:00

Pacientes e acompanhantes que vivenciam um longo período de internação hospitalar passam por diversas dificuldades. Dentre elas, o sofrimento causado pela doença, a distância das famílias, que vivem no interior do estado, os problemas financeiros, já que a maioria tem uma realidade sócio-econômica precária, sem falar na falta de informação, que gera uma série de dúvidas e insegurança.

Para minimizar esta situação, o Setor de Terapia Ocupacional do Hospital de Messejana desenvolve um trabalho especial com pacientes internados nas Unidades de Internação e seus acompanhantes. De segunda a sexta-feira, oficinas terapêuticas acontecem no espaço externo da Terapia Ocupacional. São momentos de descontração e relaxamento, em que todos desenvolvem a criatividade, por meio de atividades educativas, que esclarecem as dúvidas mais comuns sobre as doenças. “Trabalhamos as habilidades de integração, socialização, procurando diminuir o estresse e a ansiedade provocada pelo internamento”, explica Rita de Cássia, chefe da Unidade de Terapia Ocupacional do HM.

Os participantes ingressam nas oficinas terapêuticas mediante triagem, que identifica as condições de cada um e o interesse em participar do projeto. A oficina terapêutica é apenas um dos programas de uma série desenvolvida pelos profissionais da Terapia Ocupacional. Todos são elaborados para proporcionar o bem-estar dos pacientes e acompanhantes que recebem tratamento nas mais diversas unidades e programas desenvolvidos pelo Hospital de Messejana.