Doutorado em cardiologia inicia aulas no Hospital de Messejana
2 de março de 2012 - 03:00
O primeiro módulo do Doutorado em Cardiologia, ministrado no Hospital de Messejana, teve início no dia 27 de fevereiro com a disciplina Didática em Cardiologia, que está sendo ministrada pelo médico José Antônio Franchine Ramires, professor titular do Incor – SP.
Com 52 horas/aulas, a disciplina, que prossegue até o dia 6 de março, ensina técnicas de montar aulas, fazer exposições e mostra como deve ser o comportamento perante o público. “A proposta é que eles aprendam a desenvolver a didática de forma correta para o ensino médico”, explicou Ramires.
Para o professor José Antônio Franchine Ramires o Hospital de Messejana exerce um papel fundamental na área de ensino e pesquisa. “O HM é uma das principais instituições de cardiologia do Nordeste e do país, um importante centro de formação de novos valores, oferecendo ensino a especialistas, residentes e agora pós-graduação”, revelou. Sobre a experiência com as aulas de doutorado ele destacou o nível dos alunos. “São excelentes, bastante interessados e estão mostrando rápida evolução”.
O doutorado em cardiologia é promovido pelo Ministério da Educação, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O curso é coordenado pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina de São Paulo (Incor). A Universidade Estadual do Ceará (UECE) é a instituição receptora e a Universidade Federal do Ceará (UFC), instituição associada.
Com quatro anos de duração, o Doutorado em Cardiologia tem 15 alunos, 11 deles profissionais do Hospital de Messejana. É o primeiro curso de doutorado da área das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Todas as disciplinas serão ministradas no Hospital de Messejana. Os alunos terão aulas dos orientadores de São Paulo e deverão cumprir estágio de nove meses no Incor.