Socorro Martins destaca os desafios da gestão hospitalar no Jornal O Povo
5 de dezembro de 2011 - 03:00
Gestão Hospitalar – Desafios atuais
Os usuários dos serviços de saúde esperam de uma instituição hospitalar um desempenho quantitativo e qualitativo do tamanho das disponibilidades de sua estrutura física, instalações, equipamentos e pessoal, bem como dos recursos financeiros alocados para gerar os serviços produzidos.
Nem sempre os resultados obtidos são proporcionais às disponibilidades dessas condições, e em razão disso, é imprescindível que seja sistematizado um processo de análise do desempenho hospitalar, visando conduzir essas instituições ao nível dos indicadores desejados.
As instituições hospitalares são organizações complexas, pois são constituídas por uma multiplicidade de atividades assistenciais e de serviços, e cuidam de um bem precioso, que é a saúde dos usuários, enfrentando constantemente os riscos de morte dos pacientes.
Gerir esse conjunto complexo de coisas e pessoas, direcionando tudo para a qualidade do atendimento aos usuários, é tarefa desafiadora.
Analisando-se o contexto ora apresentado, verifica-se a necessidade de se fomentar reflexões sobre os atuais desafios da gestão hospitalar, em especial, das instituições publicas que deverão definir com clareza seu papel e seu lugar na rede de produção dos cuidados de assistência à saúde.
O dirigente público deverá ter sempre em vista a busca de resultados com qualidade, sem entretanto, perder de vista o controle dos custos operacionais, no desafio constante de fazer sempre mais e melhor, com o menor custo possível.
Por fim, apontamos ainda um outro grande desafio, cada vez mais evidente na atualidade, que é a preocupação com a segurança dos pacientes no ambiente hospitalar. Nesta área, o gestor deverá adotar um conjunto de medidas preventivas, visando identificar e minimizar as ocorrências de eventos inesperados e indesejáveis, que possam ocasionar algum dano físico ou mesmo psicológico a pacientes, equipes de trabalho e a todos que transitam no ambiente hospitalar.
Socorro Martins – Diretora Geral do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (instituição vencedora do Prêmio Ceará Gestão Pública 2011), especialista em Gestão Hospitalar pela UECE.
Veja a reportagem na integra:
http://www.opovo.com.br/app/opovo/cienciaesaude/2011/12/03/noticiacienciaesaudejornal,2347269/gestao-hospitalar-desafios-atuais.shtml