Inaugurada em Maranguape a primeira UPA 24h do Ceará
6 de novembro de 2011 - 14:07
“O Ceará terá a rede de saúde mais completa de todos os Estados”, afirmou o ministro da saúde, Alexandre Padilha na noite desta sexta-feira, 4, em Maranguape, na inauguração da primeira Unidade de Pronto Atendimento 24 horas do Ceará. A UPA 24h em Maranguape integra o conjunto de 32 UPAs em instalação no Estado e a nova rede de assistência à saúde em construção pelo governo do Estado, formada ainda por cinco hospitais regionais, 22 policlínicas regionais e 18 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Há quatro UPAs 24h com as instalações já prontas na capital, mais três na Região Metropolitana em Eusébio, Caucaia e Horizonte, e seis no interior do Estado.
O ministro, que tinha acabado de participar em Crateús da inauguração do nono CEO regional construído pelo governo do Estado, juntamente com o governador Cid Gomes e o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, e pela manhã visitou o Hospital Geral de Polícia Milita, disse ainda que “a evolução dos serviços de saúde do Ceará é notória. O Estado sabe onde quer chegar, aumentando e qualificando o acesso aos serviços de saúde para a população”. Arruda Bastos lembrou para a população de Maranguape presente a inauguração que “a nova rede de assistência já é uma realidade para grande parte dos cearenses”. Citou o Hospital Regional do Cariri, funcionando desde abril deste ano com 284 leitos, garantindo aos habitantes de 45 municípios da região serviços de emergência e de alta complexidade. Destacou os nove CEOs regionais inaugurados em Ubajara, Baturité, Russas, Crato, Sobral, Juazeiro do Norte, Brejo Santo e Crateús e ainda quatro policlínicas regionais em Baturité, Camocim, Tauá e Pacajus. “Tenha certeza ministro Padilha que o governador sabe onde quer chegar, que é assegurar à população saúde de qualidade”. E acrescentou: “com essa UPA e todas as 32 que o Ceará terá integradas à rede de urgência a rede de saúde do Ceará será uma das melhores do país”.
O governador visitou e conheceu todas as instalações da UPA. O ministro explicou à população como funciona a UPA: “o posto de saúde fecha às 17h e não atende aos sábados e domingos. Ninguém escolhe hora para adoecer nem passar mal. Quando isso acontece o jeito é procurar um pronto socorro, geralmente lotado com vítimas de motos por causa da violência no trânsito. Com a UPA os moradores agora terão serviço de urgência”. Segundo Alexandre Padilha, mais de 90% dos casos que chegam às emergências poderiam ser resolvidos nas UPAs.
O prefeito de Maranguape, George Valetim, comemorando a UPA e a chegada do SAMU no município já com as novas ambulâncias instaladas, afirmou que “Maranguape faz história com a primeira UPA do Ceará”. A UPA 24h foi construída com recursos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde, um investimento total de R$ 4 milhões.