Equipe da Reabilitação Pulmonar realiza a Caminhada no Bosque
5 de setembro de 2011 - 03:00
Quem passa próximo ao Bosque dos Eucaliptos terças e quintas-feiras, entre 8h e 9h30min, percebe uma movimentação diferente. São pacientes do Programa de Reabilitação Pulmonar participando da Caminhada no Bosque, que ganha cada vez mais adeptos.
Acompanhados pelas fisioterapeutas Maria Tereza Morano, Sâmea Albuquerque e por estagiários, cerca de 25 pacientes pneumopatas, participam de um programa de exercícios que inclui caminhadas e alongamentos. São pacientes que ficaram internados no HM durante cerca de três meses para o cuidado de graves problemas respiratórios. Após receberem alta, eles ingressam no programa. “A caminhada nos garante uma continuidade do tratamento e a forma da permanência do ganho conseguindo durante o tratamento da Reabilitação Pulmonar”, revelou Maria Thereza Morano, coordenadora da Reabilitação Pulmonar do HM.
A alegria e descontração fazem parte das manhãs de Caminhada no Bosque. Todos os participantes se exercitam usando a camisa do Programa, uma forma de caracterizar melhor grupo. Além de cuidar da saúde, prolongar os resultados obtidos no tratamento, as caminhadas estão proporcionando o bem estar dos pacientes, a maioria da terceira idade. “Pesquisas indicam que a persistência nos exercícios físicos diminui o número de internações e hospitalizações. O objetivo da Reabilitação Pulmonar é promover a manutenção, a longo prazo, dos ganhos obtidos durante o programa formal”, explicou Maria Thereza Morano.