29 de agosto – No Dia Nacional de Combate ao Fumo

25 de agosto de 2011 - 03:00

 

 

 

No Ceará, os pacientes que desejam superar o vício pelo cigarro encontram apoio no Programa de Combate ao Tabagismo do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), referência no país no tratamento de doenças cardíacas e pulmonares.

 

 Na próxima segunda-feira, 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, a equipe do Programa do HM e os pacientes atendidos têm muito o que comemorar. A boa notícia é que 58% dos 150 pacientes que participaram do tratamento, de janeiro a julho deste ano, atingiram seus objetivos. A pneumologista Penha Uchoa, coordenadora do Programa, afirma que o resultado obtido foi uma grande conquista. “Ficamos acima da taxa de abstinência anual relatada na maioria dos trabalhos científicos publicados pelos renomados especialistas da área”. Ela disse ainda que a conquista foi possível graças a um trabalho que associa abordagem comportamental e a combinação de medicamentos.

Quase duas mil pessoas já participaram do Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital de Messejana, desde seu início, em outubro de 2002.  Uma vez inscrito, o paciente passa por uma triagem médica, onde são colhidas informações pessoais relativas ao estado psicológico e quanto à motivação para deixar o cigarro. Exames importantes são realizados para revelar como está a saúde do paciente e seu grau de dependência nicotínica. Após a avaliação inicial, o paciente passa a fazer parte do grupo de apoio, no qual é realizado o tratamento padrão, baseado na abordagem cognitivo-comportamental, uso de antidepressivos e terapia de reposição nicotínica. Quando ingressam no tratamento, os pacientes são atendidos por equipes multidisciplinares compostas por médicos, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e assistente social.

 

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, das 9h às12h, os pacientes atendidos pelo programa estarão reunidos em mais uma etapa do tratamento com a pneumologista Penha Uchoa, coordenadora do Programa HM.

 

Corrida Cearense Contra o Fumo 2011

 

No dia 28 de agosto, a Corrida Cearense Contra o Fumo vai alertar a população sobre os danos físicos, sociais, econômicos, políticos e ambientais causados pelo tabaco. A iniciativa, da Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia (SCPT), pretende estimular que as pessoas adotem hábitos saudáveis, como o esporte, no dia a dia, e excluam o cigarro. A largada acontece às 7h, na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. O evento acontece em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. Este ano, a corrida será disputada nas categorias geral e médicos, com percursos de 4Km e 8Km. Mais informações: SCPT: (85) 3087-6261 ou através do site: www.scpt.or.br

 

Serviço: Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital de Messejana
Mais informações: 3101-4062

MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana
Stella Magalhães – Mtb CE01714JP
Contato: (85) 9998-7464 (85) 3101-4092