Cuide do seu coração – Caminhar reduz risco cardíaco em até 30%
8 de julho de 2011 - 03:00
Por ano, cerca de 315 mil brasileiros morrem por doenças do aparelho circulatório, mais da metade por hipertensão. É possível diminuir o risco de morte por doenças cardíacas através da prática de exercícios físicos. Para se movimentar não é preciso frequentar a academia, ser sócio de clube ou ir à praia. Entre as inúmeras modalidades, uma grande aliada da saúde é a caminhada, uma forma simples e gratúitas de evitar doenças cardíacas.
O cardiologista do Hospital de Messejana, Wellington Silva, destaca os benefícios e as indicações desse exercício, que oxigena o sangue e diminui o colesterol ruim (LDL). Segundo ele, sentir falta de ar, indisposição ou tontura durante a atividade pode ser um sinal de alerta. “A prática esportiva limpa o organismo e deixa o sangue fluir. Outra dica para diminuir os riscos é evitar o estresse e a ingestão de sal em excesso”, revelou o cardiologista.
Em relação a prática da caminhada, a freqüência é muito importante: de 5 a 7 dias por semana, durante 30 minutos. Com isso, o risco de ataque do coração cai mais de 30%. Idosos com mais de 75 anos que caminham sempre têm até 45% menos chances de infarto.