Hospital de Messejana lança Projeto de Gestão Ambiental

1 de julho de 2011 - 03:00

Com a proposta de reeducar servidores, colaboradores, pacientes e acompanhantes para as questões de proteção ao Meio Ambiente, no dia primeiro de julho, o Hospital de Messejana lançou o Projeto de Gestão Ambiental, uma iniciativa que já está estimulando a consciência ecológica dentro e fora da Instituição.

 

O lançamento aconteceu no auditório principal do Hospital, onde foi exibido o vídeo a O Grito da Terra. A apresentação do Projeto Gestão Ambiental foi realizada pela diretora administrativa Samya Coutinho, que enfatizou a importância da iniciativa. “Queremos nos tornar, literalmente, um hospital verde não só nas cores, mas também na adoção de práticas que realmente priorizam a sustentabilidade”.

 

Em seguida, a especialista em Educação Ambiental, Tarcília Rego, ministrou a palestra “Não jogue no lixo o seu papel de cidadão”. Tarcília levou para o evento um pouco de sua larga experiência na área ambiental, onde atua há mais de 15 anos, tendo colaborado com uma série de Instituições do setor como os Institutos Ethos de Responsabilidade Social e o Recicle Milhões de Vidas, ambos de São Paulo. Hoje, Tarcília é editora chefe do Caderno O Estado Verde, publicação quinzenal do Jornal O Estado.

 

Ainda durante o evento, foi distribuída uma cartilha com uma série de orientações e dicas contra o desperdício e divulgado o nome do vencedor do Concurso que elegeu o nome do mascote do Projeto de Gestão Ambiental.  Capitão Natureza foi o nome escolhido pelo enfermeiro Márcio Oliveira, que na oportunidade recebeu como premiação um livro da área ambiental.

 

A descontração também marcou o evento com a presença do mascote em pessoa! A interpretação ficou por conta do agente administrativo, Joeberlles Torres, o Jó, que apareceu no evento todo vestido de Capitão Natureza e ganhou a simpatia dos participantes. No dia anterior ao evento, o mascote percorreu os corredores e setores do HM convidando as pessoas para o evento de lançamento do Projeto. 

 

Outras ações já foram realizadas pelo Projeto de Gestão Ambiental, entre elas, o abraço no Bosque dos Eucaliptus, durante a semana de comemoração do aniversário do Hospital de Messejana e a distribuição de kits com bolsas e squizes, visando evitar o desperdício de copos plásticos. Em breve, novas ações e atividades serão realizadas pelos setores que estão a frente do Projeto, DIRAF, Gestão de Pessoas, Comunicação, Higienização, Manutenção Engenharia Clínica e SESMT.

 

 

Dra. Samya, diretora da DIRAF, apresentando o projeto de Gestão Ambiental do HM e o Capitão Natureza, mascote do Projeto.

 

Gestão ambiental02

Enfermeiro Marcio Oliveira, recebendo do Dr. Humberto Virorino, Assessor da Direção, o premio por haver sido o autor do nome escolhido para a mascote do Projeto.

 

Gestão Ambiental

Dra. Tarcilia Rego, especialista em Gestão Ambiental, falando sobre  o tema: “Não joque no lixo seu papel de cidadão”.