HM terá representante na presidência do Departamento de Insuficiência Cardíaca da SBC.

9 de junho de 2011 - 03:00

A partir de janeiro de 2012, o Hospital de Messejana terá um representante na presidência do Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o médico João David de Souza Neto, coordenador da Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca e diretor de Ensino e Pesquisa HM.

 

Muitas metas já estão sendo traçadas pelo cardiologista para desenvolver um grande trabalho a frente do departamento da SBC. “Pretendo dinamizar os registros brasileiros de insuficiência cardíaca (IC), com publicação em 2012, trabalhar junto ao Governo Federal, sensibilizando as autoridades da saúde sobre a liberação gratuita da medicação básica para o tratamento da IC. Vou estimular a criação de mais departamentos de IC no país e integrar os Departamento de Transplante Cardíaco e IC,”, revelou. 

 

João David afirma que o tratamento da insuficiência cardíaca ainda tem muitos desafios a serem vencidos. Ele alerta os cardiologistas, os clínicos, e principalmente os pacientes sobre a gravidade da doença e de sua alta mortalidade. Outro ponto importante  citado por ele, é a necessidade da criação de centros especializados no diagnóstico e no tratamento desta síndrome, que ele diz ser urgente. “A criação de centros de referência de IC tem sido muito tímida no país, esse quadro precisa mudar”, revelou.

 

Durante sua gestão a frente do Departamento de Insuficiência Cardíaca da SBC, João David vai coordenar dois grandes encontros científicos, os Congressos Brasileiro de Insuficiência Cardíaca que acontecem em Gramado em 2012 e em Recife, em 2013.