Dia Mundial de Combate ao Cigarro é destaque na mídia
1 de junho de 2011 - 03:00
Foi de forma descontraída e criativa que o Hospital de Messejana comemorou o Dia Mundial Sem Cigarro. A equipe do Programa de Controle do Tabagismo do HM realizou, no Bosque dos Eucaliptos, um Arraia que contou com a presença dos pacientes atendidos pelo programa, equipe de saúde e muitos profissionais da imprensa que divulgaram a iniciativa e os resultados positivos do Programa, alertando a população sobre os malefícios do tabagismo. “A presença da imprensa foi fundamental para mostrarmos para a sociedade que o vício pelo tabagismo pode ser vencido”, revelou a pneumologista Penha Uchoa, coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo do HM.

Várias atividades e brincadeiras foram realizadas no evento. O público se divertiu com o desfiles de reis, rainhas e princesas do Reino Sem Fumaça e com a apresentação da Ex-quadrilha da Fumaça: Três maneiras de salvar vidas. Os pacientes que abandonaram o vício há um ano foram reconhecidos pela equipe do Programa e receberam certificados de abstinência.
Durante as comemorações do Dia Mundial Sem Fumo, equipe e pacientes comemoraram a notícia de que o fortalezense está vencendo o vício pelo tabaco. A notícia foi divulgada em maio, pelo Ministério da Saúde, e mostra que a população da capital cearense está fumando menos. Entre os anos de 2006 e 2010, a queda foi considerável, de 16,8% para 10,9%. Os números registrados em Fortaleza foram menores que os levantados no país, onde a proporção da população adulta fumante caiu de 16,2% para 15,1%.