Pneumologistas atendem asmáticos na Praça José de Alencar

6 de maio de 2011 - 14:25

Na Semana Mundial de Controle da Asma, a equipe do Programa de Controle da Asma Grave e de Difícil Controle do Hospital de Messejana (Procam) e da Comissão de Asma da Sociedade Cearense de Pneumologia, vai até a Praça José de Alencar, no sábado, dia 07, atender a população, entre 8h e 12h.

O objetivo é informar melhor sobre o controle da Asma. Na ocasião, os pneumologistas aplicarão o exame do sopro para identificar pacientes que sofrem com a doença. Os mesmos serão encaminhados para atendimento no Hospital de Messejana.
A Asma acomete cerca de 200 mil pessoas em Fortaleza, onde estima-se que menos de 1% da população afetada tenha acesso à assistência adequada e ao controle das crises. Sendo a terceira causa de internação do país entre as doenças respiratórias, atinge 10 por cento da população brasileira e 300 milhões de pessoas em todo o mundo.
 
Programa de Controle da Asma do Hospital de Messejana
 
Atualmente, mais de mil cearenses são atendidos pelo Programa de Controle da Asma Grave e de Difícil Controle do Hospital de Messejana (Procam). Criado em 2009, já atendeu mais de 22 mil pessoas e oferece assistência médica, educacional e remédios gratuitos aos pacientes.
De acordo com o coordenador do Procam, Petrônio Leitão, a asma é uma doença crônica com índices elevados de hospitalização e atendimentos na emergência, comprometendo intensamente a qualidade de vida de seus portadores. “Ele revelou que com o Programa do HM, a situação de muitos pacientes mudou graças aos resultados de excelência. “É considerável a queda no número de atendimentos na emergência”, disse Petrônio

Sintomas da Asma
 
Os sintomas da asma na criança, assim como no adulto, são recorrentes, ou seja, não estão presentes o tempo todo. Há períodos em que o paciente apresenta falta de ar, chiado no peito, secreção e um pouco de tosse. Estes sintomas aparecem em diferentes circunstâncias e intensidades e em geral, estão relacionados com mudanças de temperatura, contatos com substâncias irritantes, alérgenos, poeira, ou são desencadeados por exercícios físicos ou estresse.
Os principais sinais de alerta são:
– Tosse seca persistente – principalmente à noite;
– Sibilância (chiado no peito);
– Respiração mais rápida do que o normal;
– Faltade ar;
– Cansaço físico;
– Sensação de aperto ou dor no peito.