Projeto Tecnologia Educativa

13 de abril de 2011 - 03:00

 

 

Um projeto inovador, realizado pelo Hospital de Messejana, está possibilitando que pacientes cardíacos e seus acompanhantes conheçam melhor sobre temas relacionados às doenças do coração. O Projeto Tecnologia Educativa começou em fevereiro deste ano e assiste pacientes de quatro unidades de internação. A iniciativa acontece sempre aos sábados pela manhã.  “A proposta é desenvolver um modelo de grupo educativo dentro das enfermarias que atendem pacientes cardíacos, com o intuito de orientá-los sobre informações importantes relacionadas ao tratamento, visando uma recuperação mais eficiente”, revelou Edilma Casimiro Gomes, coordenadora do Projeto.

 

O Projeto Tecnologia Educativa utiliza uma metodologia bem criativa, onde são apresentados filmes com temáticas relacionadas ao assunto discutido em cada reunião. As enfermeiras que promovem as dinâmicas também apresentam temas importantes e estimulam a participação dos pacientes e acompanhantes. Os assuntos abordados são bem diversos, entre eles, cirurgia cardíaca, higiene dos pacientes, uso correto da medicação, importância da consulta médica, stress, depressão, exames comuns, e muitos outros.

 

Os resultados apresentados pelo Projeto são representativos. “Os integrantes dos grupos ‘Saber Viver’ e ‘A vida é bonita’, ambos das unidades B e C, estão participando e questionando cada vez mais. Assim, temos pacientes e acompanhantes mais conhecedores da doença e sensibilizados à praticarem o autocuidado”, informou Edilma Casimiro Gomes.