Servidores do HM abandonam o vício de fumar com a ajuda do Programa de Controle do Tabagismo
26 de janeiro de 2011 - 13:43
Muitos servidores desconhecem, mas o Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital de Messejana também é aberto aos profissionais que trabalham na Instituição. E tem gente que já conseguiu vencer o vício com a ajuda do Programa. É o caso da técnica de radiologia que trabalha no Setor de Tomografia, Kátia Bastos. Ela largou o vício que a prejudicava há 22 anos.
Para participar é preciso fazer a inscrição entre os dias 01 e 18 de junho deste ano. Uma vez inscrito no Programa, o paciente passa por uma triagem médica, onde são colhidas informações pessoais relativas ao estado psicológico e quanto à motivação para deixar o cigarro. Exames importantes são realizados para revelar como está a saúde do paciente e seu grau de dependência da nicotína. Após a avaliação inicial, se aprovado, o paciente passa a fazer parte do grupo de apoio, no qual é realizado o tratamento padrão, baseado na abordagem cognitivo-comportamental, uso de antidepressivos e terapia de reposição nicotínica. Os pacientes são atendidos por equipes multidisciplinares compostas por médicos, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e assistente social.
Saiba mais:
O Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital de Messejana já atendeu mais de 1.800 pessoas desde que foi criado, em 2002. Em 2010, 342 pacientes participaram do programa.. A boa notícia é que 58% dos participantes atingiram seus objetivos. A pneumologista Penha Uchoa, coordenadora do Programa, afirmou que o resultado obtido foi uma grande conquista. “Ficamos acima da taxa de abstinência anual relatada na maioria dos trabalhos científicos publicados pelos renomados especialistas da área”.
Serviço: Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital de Messejana
Inscrições: De 01 a 18 de junho de 2011
Mais informações: 3101-4062