Ceará terá o primeiro doutorado em cardiologia
26 de julho de 2010 - 13:34
O Doutorado Interinstitucional em Cardiologia (Dinter) será o primeiro das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Com 4 anos de duração e vagas para até 20 alunos, sendo 12 disponíveis para os profissionais do HM, a pós-graduação é uma promoção do Ministério da Educação, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A pós-graduação será coordenada pelo Instituto do Coração (InCor) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, através do Prof. Dr. José Ramires, presidente da comissão de pós-graduação. A UECE será a instituição de ensino receptora, o HM e a UFC, instituições associadas. Todas as disciplinas serão ministradas no Hospital de Messejana. Os alunos terão aulas dos orientadores de São Paulo e deverão cumprir estágio de 9 meses no InCor. Para financiar o curso, o valor total liberado pela Capes será de R$ 466.084,96, com contrapartida de mais 20% proporcional a cada instituição.
As inscrições estão previstas para setembro. A seleção dos alunos está sendo realizada pelos orientadores do InCor e o início das aulas deve acontecer em novembro deste ano.
De acordo com Ítalo Martins, coordenador do doutorado no HM, o projeto vem sendo desenvolvido desde julho de 2008 e faz parte de um programa de reestruturação da pesquisa científica da instituição. A iniciativa vai promover a reestruturação da pesquisa científica dentro do HM e formar novos pesquisadores. “O Hospital de Messejana, que já é reconhecido nacionalmente na área de assistência, terá mais condições para produzir novos conhecimentos na cardiologia”, revelou Ítalo Martins.