Comissão de Saúde da OAB visita Hospital de Messejana

21 de junho de 2010 - 18:00

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes foi a oitava instituição da capital a receber a visita da Comissão de Saúde da OAB, no dia 21 de junho. O presidente da comissão, Ricardo Madeiro, veio acompanhado por representantes do Ministério Público, Assembléia Legislativa do Estado e por representantes de instituições ligadas à saúde.

 
Durante a visita, a Diretora Geral do HM, Socorro Martins, recebeu os membros da comissão no auditório do Centro de Estudos, onde fez uma apresentação completa da Instituição. Revelou os indicadores, mostrando os índices de atendimentos nas áreas cardíaca e pulmonar, falou sobre a importância da ética, do atendimento humanizado e sobre as duas grandes diretrizes do Hospital de Messejana: fazer a assistência e atuar na área de ensino e pesquisa.

 
O Secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, também participou do encontro. Ele informou que os avanços na rede terciária vêm acontecendo, mas que o quadro geral da saúde não avança por conta da falta de investimentos na rede secundária, que não é de responsabilidade do Estado. Arruda Bastos também falou sobre as obras que o Governo do Estado tem feito na área da saúde.

 
O presidente da Comissão da OAB, Ricardo Madeiro, fez uma explanação do que conferiu durante as visitas aos hospitais da capital. “O que mais preocupa é a crescente demanda, o volume de pacientes que extrapola a capacidade, não só do Hospital de Messejana, mas de todos hospitais visitados pela Comissão”. Ele informou que mais três hospitais de Fortaleza e quatro do interior do estado serão visitados em breve. Até agosto deste ano a Comissão de Saúde da OAB irá finalizar o relatório  com dados gerais que vão revelar a real situação da saúde pública do Ceará. O relatório será discutido em outubro, durante o Fórum de Saúde Pública.