Ceará a caminho do transplante de pulmão

7 de junho de 2010 - 14:21

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes pode vir a ser a primeira unidade hospitalar das regiões Norte e Nordeste do país a fazer transplante de pulmão. Para avaliar se o Hospital está estruturado para realizar o procedimento, no último dia 04 de junho, o Ministério da Saúde enviou ao Ceará um representante da Câmara Técnica de Transplante de Pulmão do MS, o cirurgião José de Jesus Peixoto Camargo.

 

O médico participou do I Workshop de Transplante de Pulmão, que aconteceu nos dias 04 e 05, na sede do HM. Além de visitar as instalações do Hospital, Camargo pode conhecer a equipe de profissionais e a estrutura da unidade, para posteriormente dar seu parecer sobre o credenciamento da unidade.

 

O cirurgião torácico José Camargo é pioneiro no País na realização deste tipo de transplante, que aconteceu pela primeira vez em 1989, na Santa Casa, em Porto Alegre.

 

A primeira visita da Câmara Técnica aconteceu no início de maio, quando a unidade recebeu parecer favorável do médico Paulo Pego. Nesta segunda visita do MS, durante o workshop, foram avaliados pelo segundo representante do Ministério as indicações, resultados e o manuseio das complicações do transplante de pulmão.

 

Confiante quanto à decisão do Ministério da Saúde, a diretora do Hospital de Messejana, Socorro Martins, considerou que a instituição dispõe de todas as condições para adquirir o credenciamento. “Nós temos uma equipe médica das mais preparadas, muitos deles com formação fora do Brasil”, ressaltou, adiantando que em caso de parecer favorável, a medida passa a vigorar após a publicação no Diário Oficial da União.

 

Para o coordenador da Equipe de Transplante de Pulmão, cirurgião Antero Gomes Neto, além de seus profissionais altamente capacitados, é preciso considerar as experiências exitosas no transplante cardíaco, realizado há mais de 12 anos pelo Hospital de Messejana.