Hospital de Messejana comemora Dia Mundial sem Tabaco

25 de maio de 2010 - 11:28

Nesta segunda-feira, dia 31 de maio, às 10h, a equipe do Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, realizará evento para lembrar o Dia Mundial Sem Tabaco.
 
A equipe de profissionais do Programa e os pacientes atendidos participarão de uma descontraída festa de São João, com Forró Pé de Serra, quadrilha da ‘ex-fumaça’, linchamento e testamento do fumo, estilo queimação do Judas. Dentro da programação haverá ainda a entrega de certificados para os pacientes que superaram os limites da dependência e pararam de fumar há um ano.
 
Segundo a pneumologista Penha Uchoa, coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo do HM, esse ano, a Organização Mundial da Saúde, OMS, escolheu como tema para as atividades comemorativas “Gênero e tabaco com uma ênfase no marketing para mulheres”. Elas são 20% dos cerca de 1 bilhão de fumantes no mundo e, como o número de fumantes do sexo masculino atingiu seu pico, tornaram-se o alvo da indústria tabagista – que necessita recrutar novos usuários para repor aqueles que morrem prematuramente em decorrência do próprio cigarro. Pré-adolescentes e adolescentes são os alvos principais – pesquisas mostram que meninas já fumam quase tanto quanto meninos.      
 
 
 
Programa de Controle ao Tabagismo do HM
 
 
O Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital de Messejana já ajudou muitos homens e mulheres a parar de fumar. Desde que foi criado, em outubro de 2002, 1.500 pacientes foram atendidos. Os resultados apresentados revelam como os participantes alcançam sucesso no tratamento e conseguem abandonar o vício. A taxa de abstinência anual é de cerca de 47%. “Geralmente, os pacientes iniciam o processo de parar de fumar em torno da quarta semana do tratamento e passam a tomar medicamentos com orientação médica para aliviar os sintomas de abstinência”, explica a coordenadora do Programa, pneumologista Penha Uchoa.
 
Em 2009, 292 pessoas foram atendidas pelas 3 equipes multidisciplinares do Programa, compostas por médicos, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e assistente social.
 
Uma vez inscrito no Programa de Controle ao Tabagismo, o paciente passa por uma triagem médica, onde são colhidas informações pessoais relativas ao estado psicológico e quanto à motivação para deixar o cigarro. Exames importantes são realizados para revelar como está a saúde do paciente e seu grau de dependência nicotínica. Após a avaliação inicial, o paciente passa a fazer parte do grupo de apoio, no qual é realizado o tratamento padrão, baseado na abordagem cognitivo-comportamental, uso de antidepressivos e terapia de reposição nicotínica.            
 
 
Serviço:
Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital de Messejana
Mais informações: 3101-4062