Hospital de Messejana é pioneiro na realização de novométodo para extração de eletrodos de marcapasso

30 de abril de 2010 - 03:00

O paciente Mariano Eduardo Bezerra, 47 , portador de marcapasso há cerca de 15 anos, foi o primeiro do Norte/Nordeste beneficiado com um novo método de Extração de Eletrodo de Marcapasso Definitivo por Via Endocárdica. Realizado pela equipe do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, o procedimento é feito em pacientes que precisam trocar eletrodos que estão em mal funcionamento ou infectados, atrapalhando o trabalho do marcapasso para manter o ritmo do coração normalizado.

 

O procedimento foi realizado este mês pelos médicos Stela Sampaio Vitorino, Fernando Mesquita e Roberto Costa, professor da Faculdade de Medicina da USP e diretor da Unidade Cirurgica de Estimulação e Marcapasso do InCor. Com o novo método, o eletrodo é extraído através da mesma via de acesso para o implante do marcapasso.

 

Até pouco tempo, a extração do eletrodo de marcapasso só poderia ser feita com a abertura do tórax do paciente. Nesses casos, o pós-operatório é complicado e a recuperação demorada.  A médica Stela Sampaio explica que o novo método trás uma série de benefícios para os pacientes. “É uma forma de tratamento menos invasiva, com menor permanência hospitalar e morbidade pós-operatória. No Nordeste este foi o primeiro caso relatado, mostrando-se como uma técnica promissora, necessitando ser mais freqüentemente utilizada”, explica.