Pneumoceará 2009 alerta para o aumento da Incidência de Câncer no Pulmão

16 de novembro de 2009 - 17:24

Durante os três dias de Pneumoceará 2009, os mais renomados pneumologistas cearenses discutiram a atualização cientifica das doenças pulmonares nos últimos dois anos. O evento, promovido pela Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia (SCPT),  aconteceu de 27 a 29 de novembro, no Hotel Oásis Atlântico, na Avenida Beira Mar, em Fortaleza.  O alerta para o aumento da incidência do Câncer de Pulmão foi dos temas em destaque no evento. Em foco também, os avanços no tratamento de outras doenças como DPOC, asma, infecções respiratórias, tabagismo, tuberculose, hipertensão pulmonar, doenças intersticiais, ventilação mecânica e tratamento cirúrgico. Dentro da programação também acontecerá o Encontro de Atualização em Pneumologia e a II Jornada Cearense de Reabilitação Pulmonar.

Câncer de Pulmão


No mundo, estima-se que seja diagnosticado cerca de um milhão de novos casos de câncer de pulmão anualmente. Embora a incidência do câncer pareça estabilizar-se no homem a partir dos anos 90, cresceu persistentemente na mulher. O fato é atribuído ao crescimento das taxas de prevalência do tabagismo entre as mulheres, verificadas desde a Segunda Guerra Mundial.

No Brasil, para o ano de 2009, este câncer atingirá 27.270 brasileiros, dos quais 17.810 homens e 9.460 mulheres, sendo 760 cearenses, além disto,representa a primeira causa de morte no homem e a segunda, na mulher.

Todos os tipos de câncer de pulmão estão presentes em fumantes, sendo o tabagismo o principal fator de risco (85% – 90%). A mortalidade pelo câncer do pulmão exibe uma relação inversa com a idade do início do tabagismo. Outro agravante é o fato de que aqueles que começaram a fumar na adolescência têm maior risco de desenvolver a neoplasia do que aqueles que iniciaram com mais de 25 anos.