Comissão de Captação de Órgãos do Hospital de Messejana
23 de setembro de 2009 - 14:53
Nos últimos três meses deste ano, 58 córneas foram captadas pela Comissão Intra-Hospitalar de Captação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. A Comissão vem realizando um admirável trabalho em beneficio de pacientes que aguardam na fila por um transplante de córneas em outros hospitais do Estado. “Esse trabalho vem alcançando sucesso graças a mobilização da equipe da CIHDOTT, que incessantemente atua realizando o trabalho de sensibilização nas UTI´s e Unidades de Internações do Hospital”, revelou Graça Torres, coordenadora da Comissão. Ela acrescentou ainda que a busca é diária e realizada 24 horas, por uma equipe composta por 4 enfermeiras, um médico e uma assistente social.
“A meta de 20%, do total de potenciais doadores falecidos mês, estipulada pela portaria N° 1262, de 16 de junho de 2006, do Ministério da Saúde, sempre é ultrapassada pela equipe da CIHDOTT, o que revela os plenos resultados desse trabalho”, informou a diretora do Hospital de Messejana, Socorro Martins.
A CIHDOTT foi instituída a partir da portaria 1.752, do Ministério da Saúde, de setembro de 2005. A portaria determina que em todos os hospitais públicos, privados e filantrópicos com mais de 80 leitos é obrigatória a existência de uma comissão de captação de órgão. “No Hospital de Messejana, a comissão identifica possíveis potenciais doadores, sensibiliza a família para o ato de doar e realiza um trabalho de educação com funcionários e equipes multidisciplinares de saúde, para que todos estejam envolvidos e aptos a identificar doadores”, revelou Graça Torres, coordenadora da comissão. A CIHDOTT ainda agiliza o processo de doação, otimizando o diagnóstico da morte encefálica para que os órgãos sejam doados a tempo.