Hospital de Messejana realiza Capacitação em Retirada de Órgãos

21 de setembro de 2009 - 13:52

Dentro da programação da XI Campanha Nacional de Doação de Órgãos, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes realiza nos dias 21 e 22 de setembro, Curso de Capacitação de Retirada de Múltiplos Órgãos. A iniciativa é do Hospital de Messejana, em parceria com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), Secretaria da Saúde do Estado (SESA).

O objetivo do curso é preparar cirurgiões ainda não envolvidos com a captação de órgãos. A programação começa nesta segunda-feira, 21, às 8h. Entre os assuntos vistos no curso estão a Legislação na Doação de Órgãos, a Retirada e Preservação de Múltiplos Órgãos e ainda serão realizados procedimentos em Suínos no Centro de Pesquisas Experimentais do Hospital de Messejana.

O Ceará é o Estado que teve o maior crescimento da taxa de doadores no Nordeste e superou a média nacional no número de transplantes de coração nos seis primeiros meses deste ano. Com 2,6 transplantes por milhão de pessoas, bateu a média nacional de 1,1. Os dados são da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. “O modelo do Ceará tem dado certo e deve ser seguido por outros Estados”, afirma o presidente da ABTO, Valter Duro Garcia. Nos dois últimos anos o Estado bateu recordes no total de transplantes realizados. Em 2007, o numero chegou a 618 transplantes. Em 2008, o salto foi maior: 739 transplantes. Esses números e as inovações motivam o lançamento da nova campanha nacional de doação no Ceará.