Hospital de Messejana comemora Dia Nacional de Combate ao Fumo

26 de agosto de 2009 - 13:41

Nesta sexta-feira, dia 28 de agosto, às 10h, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Pacientes e a equipe de profissionais do Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital realizarão uma descontraída gincana, com atividades e jogos bem criativos, como a troca de cigarros por bombons e a disputa das equipes que criaram a melhor paródia relacionada ao cigarro. Ainda serão realizados exames na centra de pontos e entrega de material educativo. No final da manhã, acontece a entrega de certificados para os pacientes que superaram os limites da dependência e deixaram de fumar há um ano.

Atualmente, 160 pacientes são atendidos pelo Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital de Messejana. Pacientes com encaminhamento médico com diagnóstico de urgência tem prioridade. Também existe um grupo exclusivo para funcionários do HM.
Os resultados do programa são surpreendentes, revelou a coordenadora do programa, Penha Uchoa. “Alcançam sucesso no tratamento 50% dos pacientes tratados. Resultado bem acima do normal, já que a média fica em torno de 25% a 30%. As mulheres representam a maioria do total de participantes, sendo 65%. Já os homens ficam em 35%”, explicou.

O Programa de Controle ao Tabagismo já ajudou muitos homens e mulheres o parar de fumar. “Criado em maio 2001, por ocasião do Dia Mundial de Combate ao Fumo, o programa surgiu com o objetivo de atender pessoas que apresentam o desejo de parar de fumar e estão motivadas para isso”, revela a coordenadora do Programa, Penha Uchoa.

O Programa é o primeiro serviço desse tipo no estado com distribuição gratuita e regular da medicação, por isso, os interessados enfrentam uma longa fila de espera para ingressar no programa.