Hospital de Messejana investe 80% do recurso do MAPP

16 de fevereiro de 2009 - 13:25

Em 2008, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes investiu 80% do montante de recursos liberados pelo governo estadual para a compra de equipamentos do Programa de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (Mapp). O restante dos recursos liberados em 2008 estão incluídos em processos licitatórios em fase de execução.

 

Entre os investimentos estão a aquisição de equipamentos essenciais para o bom funcionamento do hospital e atendimento aos pacientes do SUS. São aparelho de hemodinâmica, ecocardiograma portátil e fixo, sistema de ultrasonografia digital, além de uma série de equipamentos para as unidades, UTI´s, centro cirúrgico, laboratório, nutrição e informática. “Acreditamos que o Hospital de Messejana teve um dos melhores índices de aproveitamento dos recursos financeiros liberados pelo governo”, revelou a diretora geral do hospital, Socorro Martins.

 

A expectativa é que todos os projetos remanescentes sejam implementados este ano. Quase 7 milhões de reais, incluindo recursos do Ministério da Saúde, serão investidos na compra de equipamentos. As obras à serem realizadas estão a cargo do DER.

 

Com o funcionamento do hospital durante 24 horas por dia, muitos equipamentos passam por constantes desgastes e ficam ultrapassados. Só na Emergência, cerca de 10 mil pessoas são atendidas por mês. Um dos projetos a serem executados é a ampliação da emergência e a aquisição de novos aparelhos para o espaço ampliado e reformado. Atualmente, em fase de licitação pelo DER, está também a construção de um novo centro de nutrição. Reforma geral do setor de hemodinâmica, ampliação da casa de força, reforma e ampliação da unidade de pediatria, além da aquisição de terreno vizinho ao hospital para a execução do plano diretor, já que o Hospital ficou pequeno em face do seu crescimento e demanda.

 

Entre os principais projetos de modernização do Hospital está a aquisição de equipamentos de informática, cujos recursos aguardam a aprovação do governador Cid Gomes e a realização de processo licitatório.