Hospital de Messejana testa novo modelo de Coração Artificial

27 de janeiro de 2009 - 03:00

No dia 31 de janeiro, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes realizou um experimento piloto de implante de Suporte Circulatório Mecânico Totalmente Implantável (Coração Artificial). O protótipo X-TIDE foi desenvolvido e fabricado na Itália. É um modelo de segunda geração que apresenta melhores resultados. A diferença entre o novo equipamento e o modelo já utilizado no Hospital de Messejana, é que ele pode ser implantado dentro do corpo do paciente, possibilitando mais conforto, mobilidade e a permanência de até sete anos. Foi a primeira vez que o protótipo X-TIDE foi testado no Brasil. Segundo o coordenador do projeto piloto, Juan Mejia, modelos semelhantes já são utilizados em pacientes nos EUA desde 2005.

O implante do ‘Coração Artificial’ Totalmente Implantável foi demonstrado pelo cirurgião cardíaco italiano, Alexandre Verona. O procedimento foi realizado em um animal bovino no Centro de Pesquisas e Cirurgias Experimentais do Hospital de Messejana (CENPEX). O projeto piloto está sob a coordenação do cirurgião cardiovascular Juan Mejia, que também é coordenador cirúrgico da Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca.

Projeto Coração Artificial

O Projeto Coração Artificial consiste em um estudo que inclui a utilização de dispositivos de assistência ventricular (coração artificial) como suporte circulatório mecânico em pacientes da lista de espera para transplante cardíaco, que se encontram em grave estado de saúde, a ponto de não poder esperar pela doação de um órgão.