HM realiza o segundo implante de “coração artificial”
19 de novembro de 2008 - 03:00
O Hospital de Messejana implanta mais um “coração artificial”. É a segunda vez que o procedimento é realizado na região Norte/Nordeste do país. O implante aconteceu no início desta semana, no Hospital de Messejana. A cirurgia começou no fim da noite do dia 13 de novembro e terminou na madrugada do dia 14. O dispositivo ventricular ABS 5000 foi implantado no lado esquerdo do coração do paciente Misael Santos de Almeida, de 23 anos, da Bahia, portador da doença de chagas, com prioridade máxima na fila por um transplante cardíaco.
Agora, a equipe da Unidade de Transplante do Hospital de Messejana corre contra o tempo em busca da doação do órgão para que o paciente sobreviva. “Nossa meta agora é sensibilizar a população, e mostrar que esse paciente não poderá esperar tanto tempo pelo transplante”, revelou o responsável pelo Programa Coração Artificial e coordenador cirúrgico da equipe de transplante do HM, Juan Mejia.
O quadro clínico de Misael, que era crítico, agora é estável e os médicos acreditam que ele poderá esperar pelo transplante por cerca de 15 a 30 dias. “Ele está respirando espontaneamente e evoluindo favoravelmente a situação de estabilidade clínica, correspondendo ao implante do suporte circulatório mecânico”, revelou o responsável pelo Programa Coração Artificial e coordenador cirúrgico da equipe de transplante do HM, Juan Mejia.
Projeto Coração Artificial
O Programa Coração Artificial do Hospital de Messejana foi lançado em março deste ano pelo Governador do Ceará, Cid Gomes. O estudo, inclui a utilização de dispositivos de assistência ventricular (coração artificial) como suporte circulatório mecânico em pacientes da lista de espera para transplante cardíaco, que se encontram em grave estado de saúde, a ponto de não poder esperar pelo órgão.