Acordo entre Defensoria Pública e Coelce beneficia pacientes do SAD
14 de novembro de 2008 - 03:00
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) do Hospital de Messejana atende hoje 58 pacientes com graves problemas respiratórios que dependem da ajuda de concentradores de oxigênio para sobreviver. Pelo alto consumo de energia do aparelho, os pacientes chegavam a não seguir as orientações médicas porque não tinham como pagar a conta. “Eles alegavam que a cobrança de energia era alta e preferiam comer a que pagar a despesa de energia”, revelou Dione Barros, coordenadora do Serviço Social do HM. O alto valor das cobranças levou a pacientes Josélia Maria Carneiro e Silva, que depende do aparelho 24 horas por dia, a colocar a própria casa a venda para pagar uma dívida de 17 mil reais.
Conhecendo o problema vivido por esses pacientes, a Defensoria Pública apresentou uma proposta à empresa de energia elétrica Coelce, onde os pacientes teriam suas dívidas perdoadas e nas próximas o consumo referente ao concentrador de oxigênio não seria cobrado. No dia 24 de outubro o acordo foi firmado.
“Essa conquista foi histórica, pois é uma luta que acontece desde que os aparelhos foram instalados na casa dos pacientes, em 1996”, revelou France Rebouças, secretária