Campanha Coração na Batida Certa
10 de novembro de 2008 - 03:00
“Seu coração pode não estar no mesmo ritmo que você”
Celebrando o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas, será realizada em Fortaleza a Campanha “Coração na Batida Certa”, que esse ano tem o slogan “Seu coração pode não estar no mesmo ritmo que você”. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) e acontece simultaneamente nas principais capitais do país, em 50 centros de referência em atendimento cardíaco, com a realização de atividades educacionais e assistenciais. O objetivo é esclarecer sobre os riscos das arritmias cardíacas e sua importância como causa de morte súbita, incentivando a prevenção da doença e sensibilizando os poderes públicos a tomarem as devidas providências em prol da sociedade.
Nesta segunda-feira, dia 10, às 10h, a campanha vai atingir o público atendido no Hospital de Messejana, onde serão realizadas demonstrações de manobras de ressuscitação cardiopulmonar com desfibriladores, aferição de pressão arterial, além da distribuição de material educativo.
No “Dia de Alerta”, 12 de novembro, quarta-feira, de 8h às 10h e 17h às 19h, uma equipe estará na praça dos Estressados, na Avenida Beira Mar, alertando a população. No local também haverá demonstrações de manobras de ressuscitação, aferição de pressão e distribuição de material informativo. Às 11h, no auditório do Hospital de Messejana, a palestra “Prevenção de Morte Súbita” será ministrada pela médica Stella Sampaio, coordenadora da campanha em Fortaleza e responsável pelo Serviço de Marcapasso do hospital.
A morte súbita é uma doença silenciosa, causada por uma arritmia ventricular grave. “Muitas vezes acomete pessoas que aparentam estar bem, e não sabem que são portadoras da doença. Geralmente, as vítimas são pacientes com diagnóstico de doença cardíaca, ou jovens com histórico de morte súbita na família. Em parte dos casos os sintomas se apresentam através de palpitações e desmaios”, revelou Stella Sampaio.
A médica alertou ainda que a campanha também tem como proposta a criação de uma logística para difusão e a instalação de equipamentos de desfibrilação externa automática em logradouros públicos, aeroportos, academias, clubes, estádios, shopping centers.