HM realiza Jornada Médica

22 de outubro de 2008 - 03:00

Investindo na educação médica continuada o Hospital Dr. Carlos Alberto Studar Gomes, realizou no último dia 24, Jornada Médica nas áreas de cardiologia e pneumologia. Cerca de 300 profissionais participaram do evento.

“O objetivo foi propiciar a atualização e o intercâmbio de informações e experiências entre os participantes, e discutir casos que geram dúvidas no tratamento clínico para aumentar o índice de cura dos pacientes atendidos no Hospital de Messejana”, revelou o médico Juvêncio Câmara, chefe da pneumologia e um dos coordenadores da jornada.

Na abertura do evento, o médico pneumologista Eduilton Girão, que dedicou anos de trabalho ao HM, foi homenageado. Em seguida, os participantes se reuniram em uma conferência e assistiram a uma mesa redonda sobre o tema ventilação mecânica com a participação do médico pneumologista Alexandre Marini, de São Paulo.

À tarde, médicos das diversas áreas da cardiologia se reuniram para falar sobre doenças coronarianas, que têm a maior incidência entre os pacientes com problemas cardíacos. O médico José Antônio Ramirez, professor de cardiologis da USP e responsável pela pós-graduação médica do INCOR, esteve no evento, onde ministrou palestra.

A morte súbita é uma doença silenciosa, causada por uma arritmia ventricular grave. “Muitas vezes acomete pessoas que aparentam estar bem, e não sabem que são portadoras da doença. Geralmente, as vítimas são pacientes com diagnóstico de doença cardíaca, ou jovens com histórico de morte súbita na família. Em parte dos casos os sintomas se apresentam através de palpitações e desmaios”, revelou Stella Sampaio.

A médica alertou ainda que a campanha também tem como proposta a criação de uma logística para difusão e a instalação de equipamentos de desfibrilação externa automática em logradouros públicos, aeroportos, academias, clubes, estádios, shopping centers.