Em iniciativa pioneira, ARQS lança Guia Instrutivo para Avaliação de Boas Práticas nos Serviços Hospitalares

21 de novembro de 2022 - 16:42

Como fruto de um trabalho colaborativo e multiprofissional, a Autoridade Reguladora da Qualidade dos Serviços de Saúde (ARQS) produziu o Guia Instrutivo para Avaliação de Boas Práticas nos Serviços Hospitalares. A iniciativa é pioneira no Ceará quanto às ações regulatórias de avaliação e classificação da qualidade dos serviços de saúde e tem como objetivo oportunizar aos hospitais, públicos e privados do território cearense, o exercício prévio da autoavaliação.

As informações e as orientações contidas no documento estão de acordo com a Resolução Colegiada Nº 01/2022 da ARQS e são direcionadas a apoiar gestores, profissionais e avaliadores de requisitos, cujo trabalho está diretamente relacionado à avaliação e à regulação da qualidade de cerca de 300 serviços hospitalares existentes no Cadastro Nacional de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (CNES) localizados no Estado.

Já disponível para consulta, o Guia apresenta os requisitos estruturados em quatro eixos organizativos: Eixo I – Boas Práticas para Gestão Organizacional; Eixo II – Boas Práticas para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente; Eixo III – Boas Práticas para Acesso ao Cuidado; Eixo IV – Boas Práticas para a Atenção Centrada no Paciente.

“Estamos certos que a incorporação do Guia nas rotinas da gestão da qualidade contribuirá com a elevação dos padrões e com a melhoria dos processos do atendimento, do acesso, da segurança do paciente, da eficácia e da eficiência na prestação dos serviços hospitalares oferecidos à população”, destaca a diretora-presidente da ARQS, Diana Carmem de Oliveira.

Colaboração portuguesa

Os elementos essenciais para a criação e construção da ARQS são produtos de uma consultoria portuguesa realizada com a Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar (USF-AN).

Durante o trabalho, foram definidos alguns desafios como entregas, a exemplo da produção do Guia Instrutivo para Avaliação de Boas Práticas nos Serviços Hospitalares e outros elementos iniciais que sustentam a ARQS, como o desenho dos processos e a forma de regulação da qualidade dos serviços de saúde; as especificações para a criação das áreas de avaliação e de ranqueamento dos hospitais, entre outros.