Pneumologia

 

 

O Serviço de Pneumologia oferece tratamento de qualidade, seguindo diretrizes e protocolos clínicos. Doenças graves, como câncer de pulmão, pneumonia, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, dentre outras, são tratadas com os mais modernos medicamentos e procedimentos disponíveis.

 

Nessa área, o HM dispõe de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) específicas para patologias respiratórias, métodos complementares diagnósticos, como Laboratório Completo de Função Pulmonar, Serviço de Broncoscopia, Laboratório de Patologia Clínica, Serviço de Imagem (raios-x, tomografia computadorizada e ultrassonografia), Serviço de Assistência Domiciliar, Unidade de Pesquisa Clínica, curso anual de Ventilação Mecânica, Sessões Científicas e Sessão de Artigos Científicos.

 

Além da assistência, o Serviço tem a premissa do ensino e da pesquisa, com internato para alunos de Medicina e Residência Médica na especialidade.

 

Cirurgia Torácica

 

O Hospital de Messejana dispõe de especialistas em Cirurgia Torácica que se destacam em nível nacional. A instituição realiza grande parte das cirurgias de tórax do estado do Ceará. As doenças cirúrgicas do tórax envolvem o pulmão, a pleura, o mediastino, a traqueia e a parede torácica. Dentre as patologias pleurais mais comuns, estão derrame pleural, empiema e pneumotórax. Das doenças que acometem o pulmão, a mais frequente é o câncer, seguida das inflamatórias/infecciosas, geralmente sequelas de pneumonias e da tuberculose, destacando-se as bronquiectasias, a bola fúngica ou aspergiloma e o pulmão destruído. O Serviço de Cirurgia Torácica também é referência para o Norte e Nordeste no transplante de pulmão, tendo realizado o primeiro em junho de 2011.

 

Transplante Pulmonar

 

O HM é o único centro médico das regiões Norte e Nordeste a realizar o transplante de pulmão. O serviço teve início em 14 de junho de 2011 e conta com o profissionalismo de uma equipe formada por cirurgiões torácicos, pneumologistas, anestesiologista, enfermeiras, fisioterapeutas, assistente social, psicóloga, nutricionista, dentista e terapeuta ocupacional. A primeira cirurgia foi um grande marco para o atendimento dos pacientes com graves problemas respiratórios das referidas regiões, que antes não tinham alternativa de tratamento local, sendo necessário o deslocamento até São Paulo.

 

Unidade de Alta Complexidade em Oncologia

 

Na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital de Messejana, os pacientes com câncer de pulmão encontram atenção de uma equipe multiprofissional e têm acesso a medicamentos específicos, ambulatórios da especialidade e leitos clínicos. O hospital realiza o diagnóstico de câncer em pessoas de todo o estado do Ceará, com exames mais complexos, serviço de quimioterapia e cirurgias torácicas direcionadas para os casos da doença.
 
Além disso, a Unacon, dispõe de uma equipe consultiva que fornece parecer técnico e acompanhamento no Serviço de Cuidados Paliativos, durante a internação de pacientes adultos e pediátricos. Bem como, após alta hospitalar, quando estes pacientes passam a ser acompanhados pelo ambulatório de Cuidados Paliativos para o controle de sintomas.
 
A unidade oferta ainda, o Hospital Dia, uma modalidade de atendimento médico, voltado para pacientes que precisam fazer medicação endovenosa, mas não necessitam de internação hospitalar, Ou seja, diariamente eles comparecem à unidade, fazem a medicação e voltam para seus domicílios, diminuindo assim os riscos e os custos com a internação e possibilitando a convivência familiar.