O Hospital

 

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) é um equipamento público terciário, especializado no diagnóstico e no tratamento de doenças cardíacas e pulmonares. Atualmente, a instituição conta com 491 leitos de internação, sendo 70 deles de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Fundado em 1933, o HM é referência em procedimentos de alta complexidade, como transplantes cardíacos adultos e pediátricos. Em junho de 2011, tornou-se o primeiro hospital do Norte e Nordeste a realizar transplante pulmonar.

 

Gerenciado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o HM acolhe demandas dos 184 municípios do Estado e de outras regiões do Brasil, tanto na Emergência quanto nos 25 ambulatórios do Serviço de Pacientes Externos.

 

Outro setor de grande relevância é a Hemodinâmica, que realiza procedimentos diagnósticos e terapêuticos na área cardiovascular, 24h por dia, todos os dias da semana. Por mês, são realizadas cerca de 750 intervenções médicas, entre angioplastia, cateterismo cardíaco, tratamento de doenças estruturais congênitas, avaliações para transplantes cardíacos, biópsia do miocárdio, colocação de marca-passos, diagnóstico e procedimentos terapêuticos em crianças portadoras de cardiopatia congênita, estudo eletrofisiológico e terapêutica das arritmias cardíacas, além de procedimentos diagnósticos e terapêuticos na área endovascular.

 

O Hospital de Messejana também se destaca pelos serviços de Reabilitação Cardíaca e Pulmonar, que funcionam como espécie de academia monitorada e têm, como componentes principais, o treinamento físico e a reabilitação de pacientes transplantados, com doenças pulmonares crônicas e insuficiência cardíaca.

 

Na área do ensino e da pesquisa, o HM é destaque nas residências médicas em Cardiologia Clínica, Cardiologia Pediátrica, Pneumologia Clínica, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Torácica, Ecocardiografia, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Terapia Intensiva e Medicina de Emergência, além de residências multiprofissionais em Odontologia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Farmácia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Fisioterapia.

 

Propósito

 

Contribuir para o bem-estar e felicidade das pessoas

 

Missão

 

Prover assistência de alta complexidade, ensino, pesquisa e inovação com foco nas áreas cardiovascular e respiratória, de forma integrada à rede de atenção à saúde.

 

Visão

 

Ser referência nacional como centro de excelência em assistência especializada, ensino, pesquisa e inovação com foco nas áreas cardiovascular e respiratória.

 

Valores organizacionais

 

1. Resultado centrado no cidadão;

2. Humanização do atendimento;

3. Valorização das pessoas;

4. Transparência;

5. Conhecimento e inovação.