Núcleo Hospitalar de Epidemiologia

 

O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) é o setor responsável pela coleta, pela análise, pela interpretação, pelo planejamento e pela execução das ações de Vigilância Epidemiológica* das Doenças de Notificação Compulsória (DNC) e de outros fatos de interesse para a saúde pública. Ou seja, é o serviço do responsável pela vigilância das doenças.
O cumprimento das funções de vigilância epidemiológica depende da disponibilidade das informações – que servem para subsidiar o desencadeamento de estratégias. A qualidade da informação, por sua vez, depende da adequada coleta dos dados gerados no local onde ocorre o evento sanitário.

 

*A Lei 8080/90 traz a seguinte definição para a Vigilância Epidemiológica: “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança de fatores determinantes e condicionantes de saúde individual e coletiva com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças e agravos”.

 

São funções da Vigilância Epidemiológica:

 

• Coleta de dados;
• Processamento de dados coletados;
• Análise e interpretação dos dados coletados;
• Recomendação e adoção de medidas de controle;
• Promoção das ações de controle indicadas;
• Avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas;
• Retroalimentação e divulgação das informações.

 

A ocorrência de suspeita ou confirmação de eventos de saúde pública, doenças e agravos listados na relação das DNCs, atualmente composta por 48 categorias (de acordo com a portaria vigente nº 264, de 17 de fevereiro de 2020) e/ou a notificação de surto devem ser comunicados obrigatoriamente à autoridade de saúde. É facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região.