Centro de Estudos
Sex, 26 de Agosto de 2011 00:00
Certificado pelos Ministérios da Saúde e Educação como Instituição de Ensino, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, atua como Centro Nacional de Ensino e Pesquisa Clínica.

Para reforçar o aprendizado dos profissionais da saúde e residentes, o Hospital dispõe do Centro de Estudos Manuel de Abreu. Com espaço moderno e equipamentos de última geração,  tem 4 auditórios informatizados,  completo sistema de som e grandes painéis deslizantes. Através de imagens captadas por câmeras digitais,  procedimentos realizados no Centro Cirurgico do Hospital podem ser transmitidos, em tempo real, para os auditórios.

O Centro de Estudos Manuel de Abreu também tem uma biblioteca com vasto acervo de livros da área médica e uma sala com computadores conectados à Internet.

Seção de Estudos e Aperfeiçoamento (SEAP)

Atribuições

- Coordenar os estágios de graduação (curriculares e extracurriculares) e de pós-graduação (com exclusão da Residência Médica a qual dispõe de um órgão específico para a coordenação).

- Prestar apoio aos cursos de atualização e de capacitação no âmbito da instituição.

- Fomentar os eventos científicos e culturais de interesse do corpo clínico e dos funcionários da instituição.

- Incentivar a realização de trabalhos, teses e pesquisas científicas.

- Organizar a agenda dos auditórios em comum acordo com as chefias dos serviços.

- Manter em condições de funcionamento os auditórios com os respectivos recursos audio-visuais.

- Zelar pelo acervo da biblioteca, conservando-a organizada e atualizada em livros e revistas.

- Preservar a memória institucional.

- Disponibilizar os meios eletrônicos de utilização0 em pesquisa e em elaboração de trabalhos científicos.

- Difundir os conhecimentos gerados no âmbito da instituição.

- Manter intercâmbio com os centros de estudos de instituições congêneres e entidades especializadas.

Dr. Filadelfo Rodrigues - Doutor em Cardiologia pela FMUSP

Secretária