lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Cardiologia
Qua, 27 de Janeiro de 2016 00:00

 

 

- Serviço de Cardiologia
 

Os melhores profissionais da cardiologia do Ceará estão no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. A instituição é referência nacional, sendo campo de aprendizado para os médicos em formação, dispondo de residência médica na área, cursos e sessão de cardiologia.

Serviço Cardiologia do Hospital de Messejana:
Coordenação: Dr. Frederico Augusto Lima Silva
Tel.: (85) 3101.4113

 

 

 

- Cirurgias  Cardiovasculares

 

O Hospital de Messejana disponibiliza aos usuários do SUS acesso aos mais complexos tratamentos para as doenças cardíacas e cardiovasculares. Tem em seu corpo clínico, médicos cirurgiões que realizam cirurgias cardíacas de maior porte a  procedimentos menos invasivos. Entre as cirurgias cardíacas estão a revascularização do miocardio, valvulares, congênitas, transplantes cardíacos, implante de coração artificial, aneurisma, mixoma e outras.

 

Na Unidade de Hemodinâmica, os pacientes tem acesso aos implantes de marca-passo, C.D.I, ao cateterismo, angioplastias com stent e demais procedimento menos invasivos, que muitas vezes solucionam definitivamente a enfermidade cardíaca.

 

Serviço Cardiologia Cardiovascular:
Coordenação: Dr. Roberto Lobo
Tel.: (85) 3101.4184

 

 

 

- Serviço de Hemodinâmica

 

Na Unidade de Hemodinâmica, os pacientes tem acesso a procedimentos diagnósticos e/ou terapeuticos na área cardiovascular. Em sua maioria são tratamentos menos invasivos, que muitas vezes solucionam definitivamente a enfermidade cardíaca.

 

Os procedimentos realizados são Cateterismo cardíaco, angioplastia coronária e periférica, colocação de endopróteses, estudo eletrofisilógico e tratamento de arritmias, tratamento do infarto agudo do miocárdio, implante de marca-passo provisório, biópsia miocárdica, estudo de resistências vasculares e reatividade a drogas, estudo a tratamento de algumas cardiopatias congênitas, tratamento de estenoses da valvula mitral e pulmonar, embolizações vasculares pulmonares, arteriografias periféricas.

 

Serviço de Hemodinâmica:

Coordenadoor: Dr. José Eritônio Façanha Barreto

Contato: (085) 3101-4121 ou 3101-4186

 

 

 

- Transplante Cardíaco
 
Referência nacional em transplante cardíaco, o Hospital de Messejana dispõe de uma equipe de excelência na área. São médicos, cirurgiões, enfermeiros, fisioterapeutas, assistente social, dentista e nutricionista que atuam na Unidade de Transplante Cardíaco e Insuficiência Cardíaca.

Serviço de Transplante Cardíaco Hospital de Messejana:
Coordenação: Dr. João David de Souza Neto
Tel.: (85) 3101.4161

 

 

 

- Transplante Cardíaco Infantil
 
O Hospital de Messejana destaca-se como o segundo centro do país na realização do transplante cardíaco infantil, posicionando-se logo após o Incor-SP. Além deste, o país conta ainda com o Incor Brasília e o Incor de Porto Alegre, este último com serviço criado recentemente.


No Ceará, o transplante cardíaco infantil teve início em 2002. Os pacientes contam com a atenção de uma equipe multiprofissional composta por 14 profissionais disponíveis em tempo integral para atendê-los, têm acesso a tratamento diferenciado com consultas semanais em ambulatório, acesso prioritário na Unidade de Pediatria e na realização de exames hemodinâmicos, laboratoriais e de imagem.

Serviço de Transplante Cardíco Infantil do Hospital de Messejana:
Coordenadora: Dra. Klébia Castelo Branco
Contato: (85) 3101-4169

 

 

 

- Tutoria em Transplante Cardíaco

O programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde e Hospital de Messejana, através de convênio firmado com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, em função da Portaria Número 2.172, de 27 de setembro de 2012, do Ministério da Saúde.

O Programa de Tutoria em Doação de Órgãos e Transplante Cardíaco do Hospital de Messejana está formando para realização do transplante de coração, 60 profissionais de cinco grandes hospitais brasileiros: Hospital Ana Nery (Salvador), Hospital Universitário de São Luís (MA), Hospital Meridional de Vitória do Espírito Santo, Hospital dos Servidores Federais do Rio de Janeiro e o Hospital do Coração de Natal (RN).

Através de aulas presenciais e realizadas a distância, através de videoconferência, o projeto amplia o acesso e aprimora a qualidade dos transplantes cardíacos; garante a cobertura dos vazios assistenciais, contribui com a difusão tecnológica dos serviços de referência em doação e transplante para outros serviços, e qualifica equipes de profissionais de saúde para atuação no processo de doação e transplantes.

As equipes receberão capacitação teórica e prática. O projeto tem direção geral do médico cardiologista Juan Mejia, coordenador cirúrgico da Unidade de Transplante Cardíaco do Hospital de Messejana, e coordenação pedagógica da fisioterapeuta Socorro Quintino Farias, do Hospital de Messejana, com apoio técnico do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds), da Universidade Federal do Ceará. O programa conta também com o apoio da Universidade Estadual do Ceará.

 

Serviço de Programa de Tutoria em Doação de Órgãos e Transplante Cardíaco do Hospital de Messejana:
Coordenador:
Dr. Juan Mejia
Contato: (85) 3101-4161

 

 

 

Serviços

Agenda - Novembro 2017

Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

Hospital de Messejana - Dr. Carlos Alberto Studart - Avenida Frei Cirilo, 3480 - Messejana - CEP - 60.846-190 Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101-4075 Fax: (85) 3101-4078

© 2009 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados