lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Lista de Noticias Hospitais da Rede Sesa recebem visita técnica do Projeto Paciente Seguro
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hospitais da Rede Sesa recebem visita técnica do Projeto Paciente Seguro
Sex, 28 de Outubro de 2022 00:00

/images/2022/seis-grupos-foram-formados-para-atuar-em-suas-respectivas-unidades-piloto.-no-hm-a-unidade-de-cuidados-intensivos-risco-vai-trabalhar-o-protocolo-de-prevencao-a-lesao-por-pressao-1200x844.jpg

 

Iniciativa busca melhorar processos assistenciais, administrativos e gerenciais dos hospitais do SUS

 

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), recebeu, na última semana de outubro, a visita técnica das facilitadoras do Projeto Paciente Seguro (PPS), do Hospital Moinhos de Vento (HMV), do Rio Grande do Sul. O encontro foi marcado por diversas atividades, avaliações de protocolos assistenciais e oficinas.

 

O HM e o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) são as unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) contempladas no atual ciclo da iniciativa. O PPS busca disseminar práticas e ferramentas para a implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente em 36 hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), de diferentes regiões, até dezembro de 2023.

 

O cronograma proposto para os dois dias de visita no HM incluiu, ainda, a coleta de indicadores, a implementação de mudanças e a consolidação dos times de melhoria que participarão das próximas etapas do projeto. O PPS tem apoio do Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). Esta é a segunda vez das representantes do HMV na unidade.

 

 A enfermeira Andréa Magalhães, do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HM, acompanhou a visita. “É uma grande oportunidade de fortalecer as ações que asseguram as boas práticas em saúde e garantem uma maior qualidade na assistência hospitalar”, avalia.

 

/images/2022/a-primeira-visita-tecnica-ao-hospital-de-messejana-aconteceu-em-setembro-1200x900.jpg

 

Primeira visita técnica do grupo externo ao Hospital de Messejana ocorreu no último mês em setembro

 

Sobre as ações realizadas no encontro, ela reforça: “Consolidamos os times de melhoria conforme as metas internacionais de segurança do paciente. Foram formados grupos responsáveis por prevenção de quedas, de lesões por pressão, higienização das mãos, identificação segura, medicamentos e cirurgia segura, em suas respectivas unidades-pilotos. É só o começo de um longo trabalho”.

 

A experiência ocorreu de forma similar no HGCC, onde três unidades foram capacitadas e passaram a conduzir as ações do projeto com a adoção dos protocolos de Queda, Lesão por Pressão e Higiene das Mãos.

 

Silvana Feitosa, coordenadora da Gerência de Risco do HGCC, destaca que, a partir da segunda visita da equipe do HMV, o hospital cearense fez uma ampliação da estratégia. “Expandimos as unidades-pilotos com os protocolos de Identificação Segura, no Bloco 100A de Clínica Médica; de Cirurgia Segura, no Centro Cirúrgico Geral; e de Farmácia, relacionado à dispensação de medicamentos”, explica.

 

Promoção de práticas inovadoras


O Projeto Paciente Seguro ressalta a importância da aprendizagem com o ambiente para a promoção de práticas inovadoras e disseminação da cultura organizacional por meio de ferramentas sistematizadas e implantação de normas e políticas.

 

O objetivo é desenvolver ações que melhorem os processos assistenciais, administrativos e gerenciais dos hospitais do SUS – com enfoque na avaliação, na auditoria e no monitoramento contínuo de processos, reduzindo custos via gerenciamento consciente dos recursos humanos e materiais.

 

 

Serviços

Agenda - Dezembro 2022

Do Se Te Qu Qu Se Sa
27 28 29 30 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Hospital de Messejana - Dr. Carlos Alberto Studart - Avenida Frei Cirilo, 3480 - Messejana - CEP - 60.846-190 Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101-4075 Fax: (85) 3101-4078

© 2009 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados