lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Noticias Lista de notícias Prevenção, diagnóstico e tratamento humanizado: cardiologistas ressaltam vocação para o cuidado
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Prevenção, diagnóstico e tratamento humanizado: cardiologistas ressaltam vocação para o cuidado
Sex, 13 de Agosto de 2021 00:00

http://www.hm.ce.gov.br/images/2021/download-54.png

 

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), é referência no tratamento de doenças cardíacas graves. Do atendimento de urgência ao transplante cardíaco, a unidade terciária, também conhecida como Hospital do Coração, ainda é um centro formador de novos cardiologistas.

 

A Cardiologia é uma das especialidades da Medicina mais conhecidas pela sociedade. O Hospital de Messejana possui em seu quadro mais de 700 cardiologistas – que atuam no diagnóstico, tratamento e na prevenção de doenças e disfunções relacionadas ao sistema cardiovascular. Na data em que se comemora o Dia do Cardiologista, neste 14 de agosto, a Sesa reafirma a importância do trabalho destes profissionais e a vocação para o cuidado, o ensino e a pesquisa.

 

http://www.hm.ce.gov.br/images/2021/download-53.png

HM destaca-se em excelência do ensino por meio da Residência em Cardiologia

 

“Toda a minha vida acadêmica foi dentro da Cardiologia. Eu nunca tive dúvidas sobre a especialidade que eu queria seguir. Epidemiologicamente falando, as doenças cardíacas são as mais prevalentes e as que mais matam em todo o mundo. Temos uma grande responsabilidade. O paciente sabe que, quando o coração para, ele morre. Quando ele chega em uma emergência, ele traz a sensação de finitude. A grande beleza da Cardiologia é gerar e proporcionar a expectativa de que aquilo pode ser mudado”, descreve a cardiologista clínica Daniele Lino, que atua há quase dez anos no HM. “Poder devolver a esperança de que ele ficará bem, que a doença pode ser tratada e que ele pode ter anos de vida pela frente. Essa é a grande magia da Cardiologia”, continua.

 

Para o cardiologista intervencionista e preceptor do serviço de Hemodinâmica, Nilson de Moura Fé Filho, que também fez residência no HM, a profissão nunca foi uma dúvida. Ele destaca a importância da especialidade para a assistência aos pacientes. “No começo da faculdade, optei pela Cardiologia e encontrei aqui no Messejana um local em que podemos exercer a profissão, ajudar as pessoas, os pacientes, de forma adequada, com condições de trabalho e boas condições de funcionamento. Isso foi muito bom pra mim e para a Cardiologia do Ceará, de uma maneira geral”, resume.

 

http://www.hm.ce.gov.br/images/2021/download-52.png
Serviço de Hemodinâmica é considerado o ‘coração’ do hospital estadual

 

A Cardiologia Intervencionista é uma subespecialidade da área que abrange um conjunto de procedimentos. Considerado o coração do Hospital de Messejana, o serviço de Hemodinâmica funciona 24h por dia, todos os dias da semana, e realiza uma média de 800 procedimentos mensais, entre diagnósticos e terapêuticos, divididos em vasculares, coronários, urgências (infarto agudo do miocárdio), eletrofisiologia, cardiopatias congênitas e marcapasso. O HM é referência nacional no tratamento de doenças coronárias e um dos maiores em volume de atendimento e tratamento do IAM no Brasil.

 

Centro formador de novos profissionais


O HM destaca-se, ainda, pela excelência do ensino. A unidade é credenciada pelos Ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC), sendo reconhecida como Centro Nacional de Ensino e Pesquisa Clínica. Funcionando desde 1973, o Programa de Residência em Cardiologia oferta vagas nas áreas de Cardiologia Pediátrica, Cardiologia, Ecocardiografia e Hemodinâmica e já formou boa parte dos especialistas que atuam no Estado.

 

Atualmente são 20 residentes aprendendo e trabalhando na instituição, de acordo com o coordenador do programa, Francisco Rodrigues dos Santos Neto. Formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Santos também cursou a Residência em Cardiologia no Messejana, entre 1987 e 1989, passou por diversos setores do hospital e está há quase dez anos na coordenação do programa.

 

http://www.hm.ce.gov.br/images/2021/download-55.png
José Ribamar de Andrade é cardiologista intensivista formado pela Residência em Cardiologia do HM

 

“É uma cultura nossa formar médicos para o mercado e para o próprio HM. Grande parte dos cardiologistas do Ceará fizeram residência no HM. Fornecemos à população cearense um atendimento especializado de alto nível no que concerne às doenças cardiovasculares”, reforça.

 

O cardiologista intensivista José Ribamar de Andrade é outro exemplo de residente que foi absorvido pelo serviço. “O Messejana tem um espírito diferente. Eu costumo dizer isso – outras pessoas também costumam dizer – que a forma de olhar para o paciente, a forma de interagir com as pessoas, é diferenciada. Foi o que me fez me apaixonar pelo hospital. Terminei a residência e fui ficando, fui ficando, sendo absorvido pelo serviço e hoje estou como diarista da UTI Coronariana, como plantonista do pós-operatório, como coordenador e fico feliz por isso”.

 

 

Assessoria de Comunicação do HM
Texto: Jessica Fortes
Fotos: Tatiana Fortes, Jessica Fortes e Holanda Júnior

 

Serviços

Agenda - Outubro 2021

Do Se Te Qu Qu Se Sa
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

Hospital de Messejana - Dr. Carlos Alberto Studart - Avenida Frei Cirilo, 3480 - Messejana - CEP - 60.846-190 Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101-4075 Fax: (85) 3101-4078

© 2009 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados