lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Noticias Lista de notícias Parar de fumar durante a pandemia: Hospital de Messejana estimula adoção de novos hábitos
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Parar de fumar durante a pandemia: Hospital de Messejana estimula adoção de novos hábitos
Seg, 31 de Maio de 2021 00:00

images/2021/banner_1_tabagismo.png

 

Para um fumante, o cigarro representa muitas vezes um alívio para um momento de ansiedade ou de estresse. A pandemia da Covid-19 tem potencializado esse hábito, o que preocupa os especialistas. Dados de uma pesquisa recente feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostraram que o consumo de cigarro aumentou 34% durante o período pandêmico.

 

As dificuldades econômicas, as duplas jornadas, o medo, as incertezas com relação ao futuro, a insônia, o estresse e todas as outras pressões criadas pelo contexto atual podem até dificultar, mas não devem ser motivo para atrasar o plano de parar de fumar. A pneumologista e coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo do Hospital de Messejana, Penha Uchoa, destaca os riscos do tabagismo para a saúde e estimula a adoção de novos hábitos para aqueles que querem largar o cigarro.

 

“Considerando a pandemia da Covid-19, o fato de parar de fumar reduz o risco do adoecimento e, principalmente, do indivíduo evoluir para a forma grave da doença. O tabagismo promove diversos malefícios no sistema respiratório, vários processos inflamatórios e também há uma maior vulnerabilidade a infecções por vírus, bactérias e fungos. O contato dos dedos com um cigarro potencialmente contaminado e, depois, com os lábios também pode aumentar os riscos de contaminação”, explica a pneumologista.

 

O tabagismo é uma doença que contribui para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como o de pulmão, laringe, estômago, boca, entre outros. Além disso, está associado a doenças respiratórias e cardiovasculares.

 

Orientações importantes


Abandonar a dependência é um desafio, mas é a melhor medida para evitar problemas de saúde. A pneumologista orienta que, independentemente de estar em uma pandemia, um passo importante é determinar um “Dia D” para parar de fumar e, até lá, passe a identificar os gatilhos que estimulam a ação. “Antes do ‘Dia D’, vá reduzindo o número de cigarros fumados. Vá identificando dentro da rotina, aqueles ‘cigarros de bobeira’, que você poderia deixar de fumar se fizesse alguma outra atividade. Tente quebrar a rotina”, indica Penha Uchoa.

 

images/2021/banner%202%20tabagismo%202.png


Outra dica para quando a vontade de fumar aparecer é beber água bem gelada ou colocar algum alimento com gosto exótico na boca, como gengibre, canela em pau ou casca de laranja para competir com a sensação que o cigarro provoca. A especialista no combate ao tabagismo esclarece também que, durante o processo, é importante procurar uma alimentação mais saudável, praticar atividades físicas e buscar técnicas de relaxamento e novos hábitos que distraiam da vontade de fumar.

 

Referência


O Hospital de Messejana é referência no tratamento de fumantes. Por meio do Programa de Controle do Tabagismo, centenas de pessoas são orientadas e acompanhadas na luta contra o vício pelo cigarro. Durante a pandemia, os atendimentos em grupo foram interrompidos. Neste período, os pacientes estão sendo acompanhados de forma remota ou com consultas individuais.

 

Texto: Jessica Fortes
Artes gráficas: Priscila Lima

 

Serviços

Agenda - Dezembro 2021

Do Se Te Qu Qu Se Sa
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1

Hospital de Messejana - Dr. Carlos Alberto Studart - Avenida Frei Cirilo, 3480 - Messejana - CEP - 60.846-190 Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101-4075 Fax: (85) 3101-4078

© 2009 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados